Hospital da UFCG vai promover congresso sobre tratamento da Aids
Evento do HUAC também debaterá a discriminação dos portadores da doença
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai realizar na próxima sexta-feira, dia 1º de dezembro, o I Congresso Satélite de Enfrentamento do HIV/Aids. O evento ocorrerá entre 8h e 15h no auditório da unidade hospitalar. Além da divulgação de dados estatísticos sobre a doença na região, a programação também inclui a realização de palestras com especialistas.
Confira a programação:
8h - Abertura
8h30min - Palestra: Aspectos epidemiológicos atuais do HIV/Aids na Paraíba, com Iracema Filgueira, enfermeira do HUAC.
10h - Coffee break
10h30min - Palestra: HIV/Aids: expectativa de cura e o que esperar do futuro, com Fernando Chagas, infectologista do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB).
12h - Palestra: Evolução do tratamento do HIV e expectativa de vida, com Rodolpho Malfado, infectologista do HUAC.
13h30min - Palestra: Do afeto ao julgamento: crenças, discriminação e estigmas no cuidado às pessoas que convivem com HIV, com Marina Furtado, psicóloga do HUAC
15h - Encerramento
"A campanha Dezembro Vermelho tem o objetivo de alertar, conscientizar sobre formas de contágio e tratamento do HIV/Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença e de seu portador", ressalta a superintendente do HUAC, Paula Souto Maia.
O HUAC é um dos hospitais de referência do estado da Paraíba no diagnóstico e o tratamento do HIV/Aids. Em 2022, realizou a maioria dos atendimentos relacionados à síndrome na cidade de Campina Grande. Para ser atendido no HUAC, é necessário que o paciente seja regulado pela Secretaria Municipal de Saúde do município.
(Com dados da Coordenação de Comunicação Social/Ebserh)
Redes Sociais