Página inicial > Últimas Notícias > Roraima vai sediar Congresso Internacional Mundos Indígenas em 2024

Roraima vai sediar Congresso Internacional Mundos Indígenas em 2024

Evento é uma realização da UFCG e das universidades Nova de Lisboa, Pablo Olavide, da Espanha, e Sorbonne Nouvelle, da França

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 09h08

Com o objetivo de ampliar os diálogos entre investigadores indígenas e não indígenas, abordando temas como a importância da educação, cultura e artes verbais indígenas como repositórios de saberes ancestrais, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai sediar de 20 a 23 de agosto de 2024 a quinta edição do Congresso Internacional Mundos Indígenas (Coimi), evento bianual criado em 2015 pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pela Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, e que conta com a colaboração da Universidad Pablo Olavide, da Espanha, e da Université Sorbonne Nouvelle, da França.

"O Coimi é um espaço de reflexão e debate sobre os temas vinculados aos povos indígenas na Abya Yala (sinônimo de América na língua do povo Kuna, da Colômbia, e que significa Terra Viva). Uma rede colaborativa com abrangência nacional e internacional para as discussões interdisciplinares sobre povos indígenas da América do passado e do presente", esclarece a professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFCG, Juciene Ricarte, uma das coordenadoras do evento.

Com uma comissão científica formada por mais de 50 pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Polônia e Portugal, o evento terá uma vasta programação, com simpósios temáticos, apresentações orais e de pôsteres, além de minicursos, mesas-redondas e conferências.

As inscrições de propostas de minicursos vão do próximo dia 27 de novembro a 29 de fevereiro de 2024. Para proposta de simpósios temáticos, o prazo é de 30 de novembro a 29 de fevereiro de 2024. As inscrições para apresentação de trabalhos em simpósios temáticos (comunicação oral e pôster) serão de 27 de janeiro a 30 de abril de 2024.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

Assunto(s): evento