Página inicial > Últimas Notícias > Aluna da UFCG conquista 3° lugar em premiação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba
tcc

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 14h57

Uma aluna concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou o 3° lugar do 1° Prêmio CAU/PB de Excelência, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira, dia 11, na Igreja de São Francisco, na capital João Pessoa.

Intitulado Nada se perde, tudo se transforma: Reciclagem Arquitetônica do CUCA, o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Ana Lívia Miná concorreu na categoria Patrimônio Cultural e Teoria da Arquitetura e Urbanismo e consiste em uma proposta de intervenção utilizando o método da reciclagem arquitetônica no edifício do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), localizado às margens do Açude Velho, em Campina Grande.

Segundo a autora, a pesquisa parte da reflexão sobre os espaços construídos ociosos na malha urbana, que poderiam ser vividos e consolidados, mas que, ao estarem sem uso, desperdiçam o potencial de ocupação e abrigo das interações humanas.

Na premiação de abrangência estadual do CAU/PB, o trabalho de Ana Lívia, orientado pelo professor Fúlvio Teixeira, foi considerado o terceiro melhor TCC do triênio 2021-2023 em sua categoria.

"Ao deliberar sobre a classificação final, a comissão fez um balanço geral dos trabalhos avaliados, ressaltando a importância de concursos como este para validar a produção acadêmica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado da Paraíba. A diversidade de temas, que passeiam por aspectos sociais, culturais e ambientais, nas escalas arquitetônicas e urbanas, demonstra a riqueza e sensibilidade dos acadêmicos a temas relevantes para a sociedade, ressaltando, além dos aspectos técnicos, a função social do arquiteto e urbanista", destacou a egressa Ana Lívia.

Os trabalhos vencedores receberão prêmios entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, de acordo com a classificação.

Confira aqui o resultado da premiação.

Assunto(s): tcc