Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promove capacitação de extrativistas no beneficiamento e comercialização do umbu
umbu do cariri

Projeto é desenvolvido no Laboratório de Alimentos do campus Sumé

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 08h16
imagem sem descrição.

Desde o ano de 2018, uma parceria entre o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, e a Associação dos Agricultores, Extrativistas e Artesãos do Cariri Paraibano (Carimbu) vem ocorrendo com a implantação do Projeto Umbu do Cariri.

O objetivo é apoiar agricultores extrativistas para comercialização in natura do umbu e oferecer capacitação tecnológica para obtenção e armazenamento da polpa desse fruto, além da obtenção de derivados, como geleia, licor e mousse, de forma que, na época da entressafra, as comunidades rurais atendidas possam comercializar a produção.

Coordenado pelos técnicos Carla Mailde (Agroindústria) e Agenor Correia (Agropecuária), do Laboratório de Alimentos do CDSA, o projeto atende atualmente cerca de 24 famílias de agricultores e extrativistas das comunidades rurais Caititu e o Assentamento Mandacaru, na região do município de Sumé.

De acordo com Carla Mailde, o projeto é muito importante para a região do Cariri e para a missão da Universidade no local onde foi implantada. "O projeto contempla alguns eixos importantes da sustentabilidade, uma vez que gera renda para as famílias envolvidas na comercialização do fruto e derivados. No ano de 2023, foram comercializadas aproximadamente sete toneladas do fruto in natura e beneficiados aproximadamente 400 kg do fruto, obtendo-se 203 kg de polpa. Durante os três meses de safra e desenvolvimento do projeto, foi gerada receita de aproximadamente R$ 10 mil", detalhou.

No aspecto social, o projeto contribui com a promoção de capacitações em boas práticas de fabricação e obtenção higiênica de alimentos, beneficiamento e processamento de produtos de origem vegetal, sendo estas capacitações permanentes para as famílias agricultoras envolvidas.

“O projeto representa um avanço importante para os agricultores, que antes viam toda a produção de umbu desperdiçada, utilizando esporadicamente pequenas quantidades para consumo caseiro”, afirma a agricultora Maria Nazaré, atendida pelo projeto.

Outro importante eixo do projeto é o ambiental, que envolve capacitações sobre o manejo correto na colheita dos frutos, bem como a doação de sementes obtidas do processamento dos frutos para o Laboratório de Ecologia e Botânica do CDSA, que produz as mudas de umbu para plantio e distribuição com as famílias envolvidas no projeto e a comunidade em geral. Só no ano de 2023, já foram doadas aproximadamente 15 mil sementes.

Após a implantação do projeto, a agricultora Maria Nazaré criou uma área com aproximadamente 200 mudas de umbu, com vistas a domesticar o cultivo da planta, que atualmente é extrativista.

O projeto Umbu do Cariri é interdisciplinar e envolve alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Superior de Tecnologia em Agroecologia, Engenharia de Biossistemas e Bioprocessos e Licenciatura em Educação do Campo. Conta com a parceria do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa) da UFCG, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Prefeitura Municipal de Sumé e do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

(Ascom CDSA/UFCG)

Assunto(s): umbu do cariri