Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório da UFCG recebe destaque do Presidente da República
Início do conteúdo da página
dessalinização

Laboratório da UFCG recebe destaque do Presidente da República

Inauguração do CTTD está programada para acontecer ainda este mês

  • Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 12h10

Localizado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização/Laboratório de Referência em Dessalinização (CTTD/Labdes) é um dos protagonistas nacionais em sua área de atuação. Na manhã desta quinta-feira, dia 4, ele foi mencionado, inclusive, pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, em suas redes sociais.

Na publicação, Bolsonaro comentou: “‪Pronto para inauguração o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização de água – CTTD. Localizado em Campina Grande/PB. Nossos parabéns ao Astronauta @astropontes, Ministro de Ciência e Tecnologia. Este é o primeiro passo para evoluirmos para outros no Nordeste”.

Referência também no exterior

A inauguração do Centro de Testes de Tecnologia de Dessalinização (CTTD), no formato atual em Campina Grande, está programada para acontecer ainda este mês. Para a ocasião, já está confirmada a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

"Essa visibilidade é fundamental para o Estado como um todo, e em especial para a Universidade Federal de Campina Grande. É de conhecimento geral que a UFCG é um berço de tecnologia, um centro de excelência, e essa ênfase positiva só vem a comprovar isso e nos motivar a seguir trabalhando e sendo referência”, disse o coordenador do laboratório e professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ) da Universidade, Kepler França.

O CTTD atua realizando testes em diferentes tipos de águas, de acordo com parâmetros físico-químicos, mas também checando eficiências de processos, custos, consumos, formas de construção e disponibilização das tecnologias. “É um trabalho que tem muito a agregar para as empresas e para a própria instituição. Mas especialmente para regiões como o semi-árido, atendendo comunidades difusas e levando água de qualidade”, completou o professor.

Parceria com Israel

A relação brasileira com Israel tem se estreitado nos últimos dias, e no âmbito da dessalinização acontece o mesmo. Na verdade, há até mais tempo. É que, se o Brasil, a exemplo do que acontece em Campina Grande, é referência no tema, Israel também pode assim ser considerado. O país o 11º no ranking de inovação, e aproximadamente 50% da água consumida lá vem de fontes não convencionais, como reuso e dessalinização, segundo afirmou recentemente o ministro Marcos Pontes.

Para o professor Kepler, coordenador do Labdes, trata-se de uma intercâmbio bastante proveitoso. “Queremos entender como eles fazem, onde acertam, como são os processos, como é a gestão. Também temos tecnologia e equipamentos, temos muito a aprender e ensinar, e essa troca de conhecimento é sempre muito bem-vinda. Que estimule muitas novas parcerias”, disse.

(Ascom CCT/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): dessalinização
Fim do conteúdo da página