Coro de Câmara de Campina Grande faz primeira apresentação no EuroFIMUS
Evento que homenageia os dez anos do FIMUS teve início nesta quinta-feira, em Portugal
Como parte das comemorações dos dez anos do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), a rica produção musical do Nordeste será novamente apresentada na Europa, desta vez, em terras lusitanas. A iniciativa integra a programação EuroFIMUS, que teve início nesta quinta, dia 4, e segue até 14 de abril, com a quinta turnê internacional do Coro de Câmara de Campina Grande, grupo formado por alunos e professores do curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A primeira apresentação aconteceu nesta quinta-feira, dia 4, no Palácio Foz, em Lisboa, às 18h (horário local).
Para o concerto de abertura, o grupo apresentou a Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, interpretada por solistas, coro e piano. Originalmente escrita em 1996, a obra foi revisada em 2017, estreando sua nova versão em Nova Iorque no mesmo ano. Sob a regência do maestro Vladimir Silva, o coral atuou ao lado dos solistas Samara Andrade, Tunísia Sousa, Lucas Barreto e Eloide Lima, os percussionistas Alexsandro Lima e Adriano Sousa, além do pianista Daniel Seixas.
A programação do EuroFIMUS contará com outros dois concertos. O grupo ainda se apresentará no Festival de Ramos, em diferentes igrejas de Lisboa, Beja, Óbidos e Cascais, oportunidade na qual estreará Domingo de Ramos, também de Danilo Guanais, em parceria com o VoxLaci. Integram a turnê atual do Coro de Câmara de Campina Grande 25 cantores e instrumentistas, que desde 2010 vêm se apresentando em vários estados brasileiros, América do Norte e Europa.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais