Página inicial > Últimas Notícias > Estudo desenvolvido na UFCG é apresentado em evento nacional do Itaú Cultural
arte e mídia

Estudo desenvolvido na UFCG é apresentado em evento nacional do Itaú Cultural

Trabalho de Conclusão de Curso aborda os desafios da montagem de uma peça teatral em Campina Grande

• Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 10h51
Foto: Thiago Gouveia
imagem sem descrição.

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi um dos 20 selecionados pelo Instituto Itaú Cultural para participar do evento a_ponte – cena do teatro universitário, realizado semana passada, em São Paulo (SP).

"Fui um dos três artistas nordestinos e o único da Paraíba a participar dessa edição", destaca o aluno André Sátiro, cujo estudo, orientado pelo professor Duilio Pereira, aborda os desafios da montagem de um espetáculo, intitulado Caravanas, com a companhia de teatro campinense Bodopitá.

A peça é baseada na obra A Caravana da Ilusão, de Alcione Araújo. "Percebi que era uma história que se aproximava muito do momento em que a companhia se encontrava: cheio de incertezas, impossibilitados, com vontades e desejos em fazer arte. E, de outro lado, a possibilidade de incluir as coisas que estava querendo falar: a dificuldade de ser artista numa cidade que não tem política cultural definida e sistemática", comentou o autor, que apresentou seu trabalho em mesa-redonda no dia 25.

"A importância da participação do projeto se dá pelo reconhecimento da produção artística acadêmica e principalmente da contribuição que essas pesquisas oferecem para o cenário artístico dentro e fora da universidade", pontou.

O projeto do Itaú Cultural reúne estudantes de artes cênicas de todo o país com o objetivo de promover a renovação da cena teatral. Cada edição conta com espetáculos, bate-papos e comunicações orais, além da publicação da revista acadêmica Pontilhados, com os trabalhos selecionados.

Confira aqui a publicação, com o estudo realizado na UFCG.

Assunto(s): arte e mídia