Estudo desenvolvido na UFCG é apresentado em evento nacional do Itaú Cultural
Trabalho de Conclusão de Curso aborda os desafios da montagem de uma peça teatral em Campina Grande
Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi um dos 20 selecionados pelo Instituto Itaú Cultural para participar do evento a_ponte – cena do teatro universitário, realizado semana passada, em São Paulo (SP).
"Fui um dos três artistas nordestinos e o único da Paraíba a participar dessa edição", destaca o aluno André Sátiro, cujo estudo, orientado pelo professor Duilio Pereira, aborda os desafios da montagem de um espetáculo, intitulado Caravanas, com a companhia de teatro campinense Bodopitá.
A peça é baseada na obra A Caravana da Ilusão, de Alcione Araújo. "Percebi que era uma história que se aproximava muito do momento em que a companhia se encontrava: cheio de incertezas, impossibilitados, com vontades e desejos em fazer arte. E, de outro lado, a possibilidade de incluir as coisas que estava querendo falar: a dificuldade de ser artista numa cidade que não tem política cultural definida e sistemática", comentou o autor, que apresentou seu trabalho em mesa-redonda no dia 25.
"A importância da participação do projeto se dá pelo reconhecimento da produção artística acadêmica e principalmente da contribuição que essas pesquisas oferecem para o cenário artístico dentro e fora da universidade", pontou.
O projeto do Itaú Cultural reúne estudantes de artes cênicas de todo o país com o objetivo de promover a renovação da cena teatral. Cada edição conta com espetáculos, bate-papos e comunicações orais, além da publicação da revista acadêmica Pontilhados, com os trabalhos selecionados.
Confira aqui a publicação, com o estudo realizado na UFCG.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais