Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG lidera ranking de Patentes de Invenção entre instituições de ensino superior
Início do conteúdo da página
inovação tecnológica

UFCG lidera ranking de Patentes de Invenção entre instituições de ensino superior

Universidade ocupa o segundo lugar geral. Petrobrás ocupa o primeiro

  • Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 15h57
imagem sem descrição.

Mais uma vez, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) figura no topo do Ranking Nacional de Depositantes Residentes de Patentes de Invenção, cujos números referentes a 2023 foram divulgados nesta segunda-feira, dia 29, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

A UFCG voltou a assumir a liderança entre todas as instituições de ensino superior do país, ficando em segundo lugar geral, com 101 depósitos, 60 a mais que em 2022. O primeiro lugar geral em 2023 ficou com a Petrobras, com 125 pedidos de registros. A FCA Fiat Chrysler Automóveis ocupa a terceira posição, com 58 pedidos.

 

A segunda instituição de ensino superior melhor posicionada foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no 4° lugar, com 48 pedidos. A terceira foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 7ª posição, com 40 depósitos.

 

Outras universidades paraibanas listadas entre os 50 maiores depositantes foram a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 19° lugar, com 24 pedidos, e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na 34ª posição, com 17 pedidos.

 

Acesse aqui o ranking 2023.

 

"Ver a UFCG nesta posição é constatar a potência do ensino, da ciência e do precioso ecossistema científico que existe em nossa comunidade acadêmica", comemora o reitor Antonio Fernandes, destacando a grande competitividade que envolve a inovação tecnológica e os direitos de propriedade industrial.

 

"Podemos facilmente constatar que as empresas que ladeiam a UFCG (1ª e 3ª colocadas) possuem orçamentos milionários investidos internamente, em atividades de pesquisa e inovação, enquanto a UFCG, uma universidade federal pública, situada no interior do semiárido nordestino, desenha uma trajetória de recomposição de orçamento, após anos de contigenciamentos e do passado recente, em que muitas atividades foram temporariamente interrompidas em virtude do período pandêmico", observa.

 

"Diante deste cenário, é imprescidível reconhecer e enaltecer aqueles e aquelas que fizeram possível alcançarmos esta realidade brilhante. Foi através da aplicação da ciência como base para a solução de demandas atuais e da profunda dedicação dos pesquisadores e pesquisadoras que estas patentes nasceram. E a preciosidade desta posição de liderança, com larga margem à frente das nossas instituições congêneres, é mais uma entrega da nossa universidade à sociedade que nela investe", finalizou.

 

Desde 2017, a UFCG permanece entre os maiores depositantes de pedidos de patentes de invenção residentes no Brasil, chegando a ocupar o primeiro lugar nacional no ranking 2020. O desempenho impressionante é resultado direto da atuação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), criado com o objetivo de auxiliar cientistas da UFCG no processo de inscrição de patentes, prospecção tecnológica, assessoria jurídica para contratos de transferência tecnológica e procedimentos de proteção de propriedade intelectual.

 

Ranking 2022

 

O INPI também publicou nesta segunda, dia 29, o ranking referente a 2022, em que a UFCG ocupou o quarto lugar, com 41 pedidos de patentes de invenção. Os três primeiros lugares ficaram respectivamente com a Petrobras, com 110 pedidos, a UFMG, com 54, e a UFPB, com 46. A UEPB ocupou a 48ª posição, com 10 pedidos de patentes.

 

Acesse aqui o ranking 2022.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página