Página inicial > Últimas Notícias > Festival Internacional de Música de CG divulga cronograma da edição 2024
fimus

Festival Internacional de Música de CG divulga cronograma da edição 2024

Evento será realizado de 12 a 21 de julho. Homenageada será Zabé da Loca

• Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 14h23
imagem sem descrição.

O XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) e o 8º FIMUS Jazz já têm data para acontecer. A organização divulgou que o evento será realizado de 12 a 21 de julho. Este ano, a homenageada será a musicista Zabé da Loca, que, se estivesse entre nós, teria completado 100 anos no último dia 12 de janeiro.

Como nas edições anteriores, o evento receberá artistas e grupos de várias cidades do Brasil e do exterior. Ao todo, o FIMUS terá três séries de concertos: Jovens Talentos, Master e, pela primeira vez, será realizada a série Mestres e Mestras da Música no Brasil. “Esta série tem como objetivo dar visibilidade aos grupos que trabalham com a música de tradição oral dos povos originários, das comunidades ciganas e quilombolas”, explica do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretor artístico do Festival, Vladimir Silva.

Além das atividades artísticas, o Festival também oferecerá cursos no campo da música instrumental, vocal, regência, composição, produção musical, dentre outras áreas. Também estão previstas ações em outros municípios do entorno da Rainha da Borborema e em espaços de Campina Grande, além da UFCG e do Teatro Municipal Severino Cabral, como a feira central, o Instituto dos Cegos e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). “A ideia é democratizar as ações do Fimus, compartilhando saberes e fazeres com diferentes públicos. Em breve, serão lançados editais para seleção de grupos e artistas das séries”, adiantou.

Todos os concertos do Fimus têm entrada livre e gratuita.

Identidade Visual Fimus 2024

A identidade visual do FIMUS 2024 foi elaborada pelo multiartista soteropolitano Augusto Caymmi, que, por meio de uma infogravura, explorou diferentes elementos musicais, utilizando-se de texturas que remetem à ancestralidade indígena e africana, bem como aos pífanos de Zabé da Loca.

Cronograma

A organização do evento divulgou o cronograma de ações para a edição deste ano. Confira abaixo:

Inscrições para a Série Jovens Talentos
19 de fevereiro a 18 de março

Resultado da seleção da Série Jovens Talentos
1º de abril

Lançamento do XV Fimus / 8º Fimus Jazz

Inscrições para cursos, oficinas e masterclasses
15 de abril a 14 de maio

Resultado da seleção para cursos, oficinas e masterclasses

Inscrições para equipes de trabalho voluntário
1º de maio a 15 de maio

Resultado da seleção para equipes de trabalho voluntário

Treinamento para equipes de trabalho voluntário
20 e 21 de junho

O Fimus é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Affins Produções. Este ano, o evento está sendo fomentado pelo Programa Funarte de Apoio e Ações Continuadas 2023.

Acompanhe mais informações no site https://www.fimus.art.br/ e na rede social https://www.instagram.com/fimuscg/

Assunto(s): fimus