Página inicial > Últimas Notícias > UFCG firma parceria estratégica com a Universidad Veracruzana, do México
internacionalização

UFCG firma parceria estratégica com a Universidad Veracruzana, do México

Acordo prevê desenvolvimento de programas e projetos conjuntos, realização de eventos, oferta de cursos e a dupla titulação de programas acadêmicos

• Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 19h11
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) assinou na tarde desta quinta-feira, dia 22, um acordo de parceria estratégica com a Universidad Veracruzana (UV), do México. A cerimônia, que contou com a presença de uma delegação da UV, liderada pela professora Guadalupe Guerrero, foi realizada na sede da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, em Campina Grande.

O acordo de cooperação, válido por cinco anos, prevê, dentre outras atividades colaborativas, o intercâmbio de professores, alunos e servidores técnico-administrativos, a formação de grupos de trabalho dedicados ao desenvolvimento de programas e projetos conjuntos, a realização de eventos acadêmicos, científicos e culturais e a oferta de cursos em diversos níveis e modalidades.

A parceria também estabelece a oferta de consultoria técnica, promoção do intercâmbio de informações e publicações, além de facilitação do acesso às infraestruturas de ambas as instituições, bem como um acordo específico para a dupla titulação de programas acadêmicos, mais especificamente do curso de Arquitetura e Urbanismo, que será assinado em breve.

Para o reitor da UFCG, professor Antônio Fernandes, o acordo representa um marco na continuidade e expansão das atividades colaborativas entre as instituições, iniciadas em 2019, estimulando um ambiente de colaboração e inovação entre o Brasil e o México.

"A parceria estabelecida hoje com a Universidade Veracruzana não apenas abre um leque de possibilidades para as nossas comunidades acadêmicas, mas também consolida uma base sólida para a colaboração acadêmica, científica e cultural. Essa aliança é estratégica para o desenvolvimento das regiões onde ambas as universidades estão inseridas, que compartilham contextos sociais semelhantes", destacou o reitor.

Universidad Veracruzana

Fundada em 1944, a UV é uma universidade pública localizada no estado mexicano de Veracruz, sendo considerada uma das mais importantes da região sudeste do México. Com mais de 88 mil alunos, 77 faculdades e cerca de 6 mil docentes, possui cinco sedes regionais, com presença em 27 municípios.

(Ascom UFCG, com dados da AAI)

Assunto(s): internacionalização