Página inicial > Últimas Notícias > Festival Internacional de Música de Campina Grande anuncia corpo docente
xv fimus

Festival Internacional de Música de Campina Grande anuncia corpo docente

São, ao todo, 16 músicos do Brasil, Canadá, EUA e Alemanha. Inscrições para os cursos do festival serão realizadas de 15 de abril a 14 de maio

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 16h29
imagem sem descrição.

Foi anunciada nesta quarta-feira, dia 13, pela direção artística do Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus), a lista de professores que irão ministrar as aulas durante a 15ª edição do evento e do 8º Fimus Jazz. São, ao todo, 16 músicos do Brasil, Canadá, EUA e Alemanha.

Confira a lista:

Alba Bomfim, regência orquestral (Brasil)
Fabíola Amorim, viola (Canadá)
Kayami Satomi, violoncelo (Brasil)
Juli Buxbaum, trompa (EUA)
Lauren Schak, piano (EUA)
Kristin Leitterman, oboé (EUA)
Lucia Carpena, flauta doce (Brasil)
Marília Vargas, canto lírico (Brasil)
Mário Trilha, cravo (Brasil)
Matthias Heep, composição (Alemanha-Suíça)
Nairam Simões, trompete (EUA)
Rafael Garbuio, regência coral (EUA)
Ramon no Beat, produção musical (Brasil)
Ross Ahlhorn, trompete (EUA)
Stephanie Hoeckley, flauta transversa (EUA)
Vladimir Rufino, violino (Canadá)

As inscrições para os cursos do Fimus serão realizadas de 15 de abril a 14 de maio, na página oficial do evento, em link a ser disponibilizado.

O resultado do processo seletivo será divulgado dia 20 de maio. Cinquenta alunos selecionados que não residem em Campina Grande terão direito a hospedagem e alimentação no período das aulas do festival (de 15 a 19 de julho).

A seleção, em âmbito nacional, será feita com base nos critérios indicados no edital, que será lançado brevemente. Os professores se apresentarão em recitais nas salas de aula e também com a orquestra e o coro do festival, no encerramento do evento.

O evento

O XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) e o 8º Fimus Jazz serão realizados de 12 a 21 de julho. A homenageada, este ano, será a musicista Zabé da Loca, que teria completado 100 anos no dia 12 de janeiro.

O Fimus terá três séries de concertos: Jovens Talentos, Master e, pela primeira vez, será realizada a série Mestres e Mestras da Música no Brasil. “Esta série tem como objetivo dar visibilidade aos grupos que trabalham com a música de tradição oral dos povos originários, das comunidades ciganas e quilombolas”, explica do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretor artístico do Festival, Vladimir Silva.

Além das atividades artísticas, o Festival também oferecerá cursos no campo da música instrumental, vocal, regência, composição, produção musical, dentre outras áreas. Também estão previstas ações em outros municípios do entorno da Rainha da Borborema e em espaços de Campina Grande, além da UFCG e do Teatro Municipal Severino Cabral, como a feira central, o Instituto dos Cegos e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). “A ideia é democratizar as ações do Fimus, compartilhando saberes e fazeres com diferentes públicos. Em breve, serão lançados editais para seleção de grupos e artistas das séries”, adiantou.

Todos os concertos do Fimus têm entrada livre e gratuita.

O Fimus é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Affins Produções. Este ano, o evento está sendo fomentado pelo Programa Funarte de Apoio e Ações Continuadas 2023.

Acompanhe mais informações no site https://www.fimus.art.br/ e na rede social https://www.instagram.com/fimuscg/

Assunto(s): xv fimus