Página inicial > Últimas Notícias > Capes aprova Mestrado Interinstitucional em Arquitetura e Urbanismo UFCG/UnB
pós-graduação

Capes aprova Mestrado Interinstitucional em Arquitetura e Urbanismo UFCG/UnB

Proposta foi aprovada no último dia 11 e permitirá a formação de 12 profissionais na área. Edital de seleção deverá ser publicado no segundo semestre

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 11h11

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou no último dia 11 de março a proposta de Mestrado Interinstitucional (Minter) Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo a ser ofertado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI) proporcionará a qualificação de até 12 profissionais, atendendo à demanda da região de Campina Grande, que ainda não oferece um curso de mestrado na área. Pelo acordo, a UnB se configura como instituição promotora da formação, enquanto que a UFCG entra como instituição receptora.

“Há a necessidade de oferta de uma especialização, na modalidade stricto-sensu, dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG, de modo que os docentes doutores possam se juntar a novos docentes mestres, por meio do Minter proposto, para futuramente consolidar um Programa de Pós-graduação na área em Campina Grande, como forma de estímulo à descentralização do Ensino e da Pesquisa e a formação de excelência das regiões Norte e Nordeste do País”, comentou a coordenadora do projeto na UFCG, professora Alcília Afonso.

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UnB possui cursos de mestrado e doutorado e apresentou conceito 5 na última avaliação da Capes, tendo ofertado, entre os anos de 2005 e 2007, o Mestrado Interinstitucional em parceria com a Universidade de Federal do Tocantins (UFTO) como instituição receptora.

Atualmente, o PPGAU está estruturado em três áreas de concentração: Teoria, História e Crítica (THC), Projeto e Planejamento (PP) e Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade (TAS), que concentra 8 Linhas de Pesquisa e tem formado uma média anual de 50 mestres e doutores.

A previsão é que o edital de seleção do Mestrado Interinstitucional (Minter) Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo UFCG/UnB seja lançado no segundo semestre deste ano.

Assunto(s): pós-graduação