UFCG promoverá momento de sensibilização no Dia Internacional da Síndrome de Down
Ação acontecerá nesta quinta-feira, dia 21, na Quadra da Unidade, no campus sede
Como parte das ações de conscientização ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promoverá, nessa quinta-feira, dia 21, um momento de sensibilização com a comunidade acadêmica acerca da importância da inclusão escolar, em especial, das crianças com a Trissomia do Cromossomo 21 (T21). O evento acontecerá a partir das 14h, na quadra da UAEI, no campus sede da UFCG.
“Será um importante momento de sensibilização e de luta pelo fortalecimento e ampliação das políticas públicas de inclusão, bem como pela garantia e reafirmação do direito à Educação a todas as crianças. Faremos uma roda de musicalização para reforçarmos nossa proposta inclusiva e dar visibilidade à UFCG de nossa atuação frente às diferenças”, destaca a professora Roseane Macedo, uma das organizadoras da ação. Atualmente, duas crianças com Síndrome de Down estudam na Unidade. As famílias das crianças também participarão do momento.
Durante a ação, a organização da iniciativa solicita que a comunidade acadêmica compareça vestindo qualquer peça de roupa nas cores azul ou amarelo, cores símbolo da Campanha da Trissomia do Cromossomo 21 (T21).
Dia da Síndrome de Down
Celebrado em 21 de março em todo o mundo, o Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil e, apesar do conhecimento sobre essa condição genética ter evoluído muito nas últimas décadas, as pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades quanto à inclusão na sociedade.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais