Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promoverá curso sobre atuação em comissões de Validação de Autodeclaração
cotas raciais

UFCG promoverá curso sobre atuação em comissões de Validação de Autodeclaração

Capacitação é gratuita e aberta à comunidade interna e externa. Inscrições seguem até o dia 2 de maio, de forma online

• Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 15h07
imagem sem descrição.

A Comissão de Processo Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai promover, entre os meses de maio e junho, o curso híbrido Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para Atuação em Comissões de Validação.

O curso é gratuito e aberto à comunidade interna e externa à UFCG e tem por objetivo promover o debate, a capacitação e o letramento racial para os interessados em compor as comissões de Heteroidentificação e que realizam a Validação Complementar da Autodeclaração de estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI), da UFCG ou de outras instituições.

As inscrições vão até o dia 2 de maio, por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

“A construção, defesa e efetivação dessa importante política pública para democratização e diversidade nas instituições federais de ensino carece de atores antirracistas comprometidos, que se envolvam em sua aplicabilidade, que tenham consciência da importância de sua participação na comunidade acadêmica e nas comissões e comitês de Heteroidentificação, e que assim possam contribuir para o acolhimento e a participação desse público no ambiente universitário e no combate a possíveis fraudes. Desse modo, os avaliadores envolvidos nesse processo precisam ter consciência dessa política, sua necessidade, seu objetivo, seu direcionamento, e precisam, acima de tudo, estar aliados à pauta e à luta antirracista”, destaca Kécia Vieira, organizadora do curso.

A capacitação terá uma carga-horária total de 20 horas e será realizada em quatro encontros - três online e um presencial -, no período de de 8 de maio a 5 de junho.

A iniciativa é fruto de um projeto de intervenção submetido pela UFCG ao Programa Ubuntu: Fortalecendo Potências no Setor Público, promovido pelo Vetor Brasil e Instituto Gesto. O curso é organizado pela servidora Kécia Vieira e será ministrado com a colaboração das servidoras Rebeca Gomes e Márcia Cybelle Santos.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 8/5
14h às 18h - 1º Encontro (virtual): A formação sócio-histórica brasileira e as heranças do racismo.

Dia 15/5
14h às 18h - 2º Encontro (virtual): Relações étnico-raciais no Brasil e os impactos sobre as populações negras e indígenas.

Dia 22/5
14h às 18h - 3º Encontro (virtual): Cota não é esmola: As ações afirmativas e a promoção do acesso à educação superior no Brasil.

Dia 5/5
8h às 16h - 4º Encontro (presencial – campus Campina Grande): Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para atuação das comissões de validação PPI na UFCG.

Assunto(s): cotas raciais