Página inicial > Últimas Notícias > UFCG vai formar profissionais para proteção de crianças e adolescentes de 28 municípios do Alto Sertão
projeto recria

Ações serão realizadas em parceria com a 4ª Circunscrição Judiciária do TJPB, sediada em Sousa

• Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2024, 15h39
imagem sem descrição.

Um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a 4ª Circunscrição Judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba, sediada em Sousa, vai atuar na formação continuada de profissionais para proteção de crianças e adolescentes de 28 municípios do Alto Sertão paraibano.

O projeto Recria: Rede de Experiências e Capacitações em Realidade da Infância e Adolescência é coordenado pela professora Clariça Ribeiro, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da UFCG, Campus Sousa, e tem por objetivo criar um ambiente seguro para crianças e adolescentes, livre das violências, do abuso e da exploração sexual.

A primeira ação acontecerá na próxima sexta-feira, dia 10. Será um encontro de formação remota de profissionais da rede de proteção e terá como tema O acolhimento à crise em saúde mental de crianças e de adolescentes: uma perspectiva antimanicomial do cuidado em rede, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Também já estão previstas ações relativas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e ao Dia Nacional da Adoção (25 de maio).

“As formações continuadas abordarão temas relevantes para a garantia de direitos de crianças e adolescentes e continuarão a ocorrer ao longo do ano de 2024”, destacou a psicóloga Shirleidy Stratton, analista judiciária do TJPB.

O projeto Recria conta com a participação da psicóloga Carolina Pinheiro, que há 10 anos atua na Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência de Salvador, na Bahia, e será realizado com a colaboração da psicóloga Fernanda Cavalcanti, das assistentes sociais Danúbia Fernandes, Maria Aparecida Maia e Leila Sarmento e das pedagogas Socorro Sarmento e Maria Gleides Araújo, todas do Núcleo de Apoio à Equipe Multidisciplinar (Napem) da 4ª Circunscrição Judiciária do TJPB.

(Ascom UFCG, com dados do TJPB)

Assunto(s): projeto recria