Inscrições para cursos do Festival Internacional de Música de CG terminam nessa terça
São oferecidas vagas para Canto, Composição, Cravo, Flauta Doce, Flauta Transversal, Oboé, Percussão, Piano, Produção Musical, Regência Coral, Regência Orquestral, Trompa, Trompete, Viola, Violino e Violoncelo
Terminam nessa terça-feira, dia 14, as inscrições para os cursos do XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (FimusCG) e do 8º Fimus Jazz, que serão realizados de 12 a 21 de julho. Os cursos acontecerão, dentro da programação do Fimus, de 15 a 19 de julho.
Estão sendo oferecidas 230 vagas, para ouvintes e participantes, distribuídas em 16 modalidade. São elas: Canto, Composição, Cravo, Flauta Doce, Flauta Transversal, Oboé, Percussão, Piano, Produção Musical, Regência Coral, Regência Orquestral, Trompa, Trompete, Viola, Violino e Violoncelo.
Dezesseis músicos do Brasil, Canadá, EUA e Alemanha irão ministrar as aulas durante a 15ª edição do evento.
Confira a lista:
Alba Bonfim, regência orquestral (Brasil)
Fabíola Amorim, viola (Canadá)
Kayami Satomi, violoncelo (Brasil)
Juli Buxbaum, trompa (EUA)
Lauren Schak, piano (EUA)
Kristin Leitterman, oboé (EUA)
Lucia Carpena, flauta doce (Brasil)
Marília Vargas, canto lírico (Brasil)
Mário Trilha, cravo (Brasil)
Matthias Heep, composição (Alemanha-Suíça)
Nairam Simões, trompete (EUA)
Rafael Garbuio, regência coral (EUA)
Ramon no Beat, produção musical (Brasil)
Ross Ahlhorn, trompete (EUA)
Stephanie Hoeckley, flauta transversa (EUA)
Vladimir Rufino, violino (Canadá)
Podem participar, estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação em Música, no âmbito da extensão, da graduação ou da pós-graduação; alunos regularmente matriculados em cursos livres oferecidos por escolas de música, instituições públicas ou privadas e/ou projetos sociais; e profissionais da música em atuação no mercado de trabalho.
As inscrições estão sendo feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico.
No ato da inscrições serão exigidos: cópia digitalizada e legível de documento de identidade (RG ou RNE), CPF e comprovante de residência (últimos 3 meses); uma foto digitalizada 3x4 recente; para os estudantes, comprovante de matrícula em instituição de ensino de música (declaração de matrícula e/ou carta de recomendação do professor), e para os profissionais, currículo atualizado com atividades na área de música - máximo de duas páginas; biografia breve do estudante e link de Youtube com um vídeo representativo do trabalho do candidato com, no máximo, 15 minutos, com o instrumento que seja o mesmo da opção de curso no ato da inscrição.
O resultado da seleção sai até 3 de junho e a conformação de participação deve ser feita até 6 de junho.
Ajuda de custo
Serão distribuídas 50 bolsas para os melhores alunos selecionados que não residam em Campina Grande, para que possam arcar com custos de hospedagem e alimentação.
Para mais informações, acesse:
Edital 02/2024 - Inscrições para os cursos
Errata Edital 02/2024
Edital 02/2024 - Horários e locais dos cursos
Anexo I - Termo de autorização do uso da Imagem e do nome
Anexo II - Regimento Interno do Festival Internacional de Música de Campina Grande
Sobre o evento
O XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) e o 8º Fimus Jazz serão realizados de 12 a 21 de julho. A homenageada, este ano, será a musicista Zabé da Loca, que teria completado 100 anos no dia 12 de janeiro.
O Fimus terá três séries de concertos: Jovens Talentos, Master e, pela primeira vez, será realizada a série Mestres e Mestras da Música no Brasil. “Esta série tem como objetivo dar visibilidade aos grupos que trabalham com a música de tradição oral dos povos originários, das comunidades ciganas e quilombolas”, explica do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretor artístico do Festival, Vladimir Silva.
Além das atividades artísticas, o Festival também oferecerá cursos no campo da música instrumental, vocal, regência, composição, produção musical, dentre outras áreas. Também estão previstas ações em outros municípios do entorno da Rainha da Borborema e em espaços de Campina Grande, além da UFCG e do Teatro Municipal Severino Cabral, como a feira central, o Instituto dos Cegos e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). “A ideia é democratizar as ações do Fimus, compartilhando saberes e fazeres com diferentes públicos. Em breve, serão lançados editais para seleção de grupos e artistas das séries”, adiantou.
Todos os concertos do Fimus têm entrada livre e gratuita.
O Fimus é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Affins Produções. Este ano, o evento está sendo fomentado pelo Programa Funarte de Apoio e Ações Continuadas 2023.
Acompanhe mais informações no site https://www.fimus.art.br/ e na rede social https://www.instagram.com/fimuscg/
(Ascom UFCG)
Redes Sociais