Página inicial > Últimas Notícias > Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas é implantado na UAEB/CAp
sigaa

Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas é implantado na UAEB/CAp

Expectativa é que até o final do ano os módulos do SIGAA serão implantados no Ensino Médio e Técnico, na graduação e pós-graduação da UFCG

• Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2024, 14h54

Foi implantado na Unidade Acadêmica de Educação Básica / Colégio de Aplicação (UAEB/CAp), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o módulo de Educação Infantil do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A Unidade Acadêmica é a primeira da instituição a receber a implantação e, a partir da agora, vai poder operacionalizar o sistema acadêmico totalmente de modo informatizado, o que foi motivo de grande alegria externado pela coordenadora administrativa da UAEB/CAp, Thais Oliveira.

“A gente não consegue nem dimensionar, nesse primeiro momento, o tamanho da importância real que tá trazendo para nossa unidade. Nós vamos ganhar visibilidade dentro da Universidade. Isso é muito importante, é muito especial pra gente. As nossa crianças vão poder participar da politicas institucionais. Só tem benefícios dentro do campo institucional. A gente vai poder fazer as matrículas, pela primeira vez na história de modo informatizado, catalogar as informações das famílias, das crianças, dos nosso profissionais, então, é uma dimensão infinita de coisas boas que acontece com o SIGAA Infantil aqui”, destacou.

O reitor da UFCG, Antônio Fernandes, participou da cerimônia e falou sobre o compromisso de integrar a Universidade como um todo. “A partir da Educação Básica estamos implantado o SIGAA, que é uma entrega há muito tempo requerida pela comunidade acadêmica e aqui faz parte da comunidade acadêmica. Uma parte especial da nossa comunidade. E assim, o fazendo hoje, a partir da inauguração desse sistema nesta unidade acadêmica a gente mostra o compromisso forte que a universidade tem com a inovação, com a tecnologia, com a inclusão, uma vez que inclui dentro dos sistema operacionais acadêmicos esta unidade de Educação Básica”, enfatizou.

Quem também esteve presente foi a pró-reitora de Ensino, Viviane Ceballos, destacando a importância da implementação do sistema. “Em primeiro lugar, serve para que a gente possa ter uma memória institucional da atuação da Unidade Acadêmica de Educação Básica, e para além disso, para que a PRE possa incorporar essa Unidade na política institucional, que a gente possa fazer planejamento de ações e de implementações outras que vão ser permitidas a partir dos dados e da informatização do processo de matrícula, acompanhamento de progresso dos estudantes e o término da vida escolar deles aqui na Unidade”, ressaltou.

A diretora do Serviço de Tecnologia da Informação (STI), Ianna Kobayashi de Souza, adiantou que a expectativa é que até o final do ano os módulos do SIGAA sejam implantados em toda a Universidade. “Nós já estamos com um cronograma para o módulo do Ensino Médio e Técnico, em Cajazeiras, graduação e pós-graduação. Na graduação os procedimentos acadêmicos do período 2024.2 já vão ser feitos pelo SIGAA”, disse.

Assunto(s): sigaa