Página inicial > Últimas Notícias > UFCG conclui curso sobre atuação em comissões de Validação
política de cotas

UFCG conclui curso sobre atuação em comissões de Validação

Módulo presencial e solenidade de encerramento aconteceram nessa quinta-feira, 6, no auditório Rosa Tânia

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 08h20
imagem sem descrição.

Com a presença de representação do Ministério da Igualdade Racial (MIR), foi encerrado nesta quinta-feira, dia 6, o curso de formação Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para Atuação em Comissões de Validação, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O encontro, que contou com apresentações culturais, aconteceu no auditório Rosa Tânia, no campus sede.

A coordenadora da Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas do MIR, Vanessa Machado, destacou que as comissões de heteroidentificação são essenciais para o sucesso das políticas afirmativas implementadas e que, para o seu bom funcionamento, as formações e qualificações garantem tomadas de decisões firmadas nos aspectos relevantes das relações sociais e raciais no Brasil.

O reitor Antônio Fernandes considerou o curso outro importante passo dado pela universidade para a promoção do bem social, pela partilha do conhecimento “no ensino que permite aprender e no aprender que se dispõe a ensinar”. Fazendo reflexões sobre as ações implementadas na UFCG, celebrou o comprometimento da comunidade acadêmica em construir uma universidade mais inclusiva e comprometida com os processos sociais.

O curso

A capacitação, gratuita e aberta à comunidade interna e externa à UFCG, teve uma carga-horária total de 20 horas e foi realizada em quatro encontros (três online e um presencial). Teve por objetivo promover o debate, a capacitação e o letramento racial para os interessados em compor as comissões de Heteroidentificação e que realizam a Validação Complementar da Autodeclaração de estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI), da UFCG ou de outras instituições.

Fruto de um projeto de intervenção, proposto pela servidora Kécia Vieira, aprovado no Programa Ubuntu: Fortalecendo Potências no Setor Público, promovido pelo Vetor Brasil e Instituto Gesto, o curso também contou com a organização da Comprov e das servidoras Márcia Leite e Rebeca Menezes.

Assunto(s): política de cotas