Página inicial > Últimas Notícias > UFCG certifica 60 concluintes do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
energias renováveis

UFCG certifica 60 concluintes do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Cerimônia foi realizada nessa quarta-feira, dia 19, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus sede

• Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 11h08
imagem sem descrição.

Em cerimônia realizada nessa quarta-feira, dia 19, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus sede, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fez a entrega dos certificados a 60 alunos concluintes do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis).

O curso, que integra o Programa Qualifica Mais EnergIFE, do Ministério da Educação (MEC), foi realizado em duas turmas, no campus Campina Grande. O objetivo foi promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das energias renováveis, geração de oportunidade de emprego e renda, inclusão social, redução da pobreza, combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade das populações.

"A participação no programa serviu para proporcionar aos estudantes uma qualificação profissional, fator indispensável para o acesso e permanência no mundo do trabalho, sobretudo em uma área que tem apresentado elevados índices de empregabilidade, mas que requer profissionais qualificados para atuar neste seguimento", destacou o professor Ronimack Trajano, coordenador do programa na UFCG.

Ele comentou que alguns dos alunos já trabalhavam na área elétrica, mas não tinham qualificação para atuar na área de energia solar, "então o curso pode contribuir para permanência e até mesmo um melhor salário", disse. Para outros, o curso possibilitou a reinclusão do mercado de trabalho, como é o caso do concluinte João Carlos Rodrigues do Nascimento, que no dia da cerimônia, havia começado a trabalhar em uma empresa de energia solar, graças à qualificação adquirida no curso.

A UFCG ofertou o curso através da Chamada Pública de Adesão à Linha de Fomento Qualifica Mais EnergIFE, no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, para oferta de curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, tendo sido contemplada com 60 vagas, distribuídas em duas turmas.

Assunto(s): energias renováveis