Equipe do HUAC realiza passeio terapêutico com paciente internada há sete meses
Desejo de Yanka Soares era conhecer o Parque do Povo, palco do Maior São João do Mundo, em Campina Grande
“Retomar aos poucos a vida, o contato com outras pessoas e poder ter minha autonomia e independência novamente”. São estes alguns objetivos da paciente do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Yanka Soares, de 28 anos.
Depois de passar por diversos procedimentos cirúrgicos e estar há cerca de sete meses internada nesta Unidade hospitalar para o tratamento da doença de Chron (doença intestinal inflamatória na qual a inflamação crônica normalmente envolve a parte inferior do intestino delgado, o intestino grosso ou ambos, e pode afetar qualquer parte do trato digestivo), nos últimos dias, devido a sua melhora clínica significativa, Yanka expressou o desejo de passear, sair um pouco do hospital, nem que fosse por alguns minutos, já que a longa internação hospitalar tende a causar sentimentos de solidão e isolamento.
Diante desse pedido e após avaliação multiprofissional de que esse desejo era possível, a equipe conseguiu organizar um passeio para a paciente ao Parque do Povo, em pleno período do Maior São João do Mundo, que movimenta a cidade de Campina Grande durante mais de 30 dias no mês de junho.
Acompanhada do seu irmão Ysaac Soares e de cinco profissionais da Unidade Hospitalar: psicóloga, residente clínica, enfermeira, assistente social e o motorista da ambulância, Yanka pôde, no último dia 13, estar naquele espaço festivo durante cerca de uma hora e meia e apreciar toda a decoração, o festival de quadrilhas juninas, as barracas, passear e conhecer as atuais instalações do Parque do Povo e do Parque Evaldo Cruz, que está parcialmente revitalizado.
Um momento único, onde ela pôde experimentar e mergulhar naquele ambiente “mágico e acolhedor” nesta época do ano. Apesar de já ter ido ao parque outras vezes, o passeio teve um novo significado neste atual momento da sua vida, destaca Yanka.
Segundo a psicóloga hospitalar do HUAC, Marina Furtado, “O passeio terapêutico até o Parque do Povo teve como objetivo promover bem-estar, alegria a paciente e humanização no cuidado por meio de uma atividade realizada fora do ambiente hospitalar e com todo suporte da equipe multiprofissional do HUAC”.
Arquiteta e urbanista, natural de Assú, no Rio Grande do Norte e moradora de Cacimba de Areia, no Sertão da Paraíba, Yanka Soares teve, durante todo esse período de internação, apoio da mãe, dos irmãos e da equipe do Hospital filiado à rede Ebserh. Com sua melhora clínica, Yanka afirma que tem alguns sonhos para realizar em breve: além da alta hospitalar, ela quer concluir o mestrado e cursar o doutorado.
HUAC
O HUAC integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Completou 73 anos em dezembro de 2023 e conta com diversas especialidades médicas como: Oncologia, Dermatologia, Oftalmologia, Ginecologia, Hematologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Genética clínica, Infectologia, Psiquiatria dentre outras.
(Assessoria de Comunicação da Ebserh - Unidade de Comunicação Regional 5)
Redes Sociais