Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do HUAC realiza passeio terapêutico com paciente internada há sete meses
humanização

Equipe do HUAC realiza passeio terapêutico com paciente internada há sete meses

Desejo de Yanka Soares era conhecer o Parque do Povo, palco do Maior São João do Mundo, em Campina Grande

• Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 08h13
Yanka Soares (de verde, ao centro), acompanhada pela equipe multidisciplinar do Hospital Universitário Alcides Carneiro
imagem sem descrição.

“Retomar aos poucos a vida, o contato com outras pessoas e poder ter minha autonomia e independência novamente”. São estes alguns objetivos da paciente do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Yanka Soares, de 28 anos.

Depois de passar por diversos procedimentos cirúrgicos e estar há cerca de sete meses internada nesta Unidade hospitalar para o tratamento da doença de Chron (doença intestinal inflamatória na qual a inflamação crônica normalmente envolve a parte inferior do intestino delgado, o intestino grosso ou ambos, e pode afetar qualquer parte do trato digestivo), nos últimos dias, devido a sua melhora clínica significativa, Yanka expressou o desejo de passear, sair um pouco do hospital, nem que fosse por alguns minutos, já que a longa internação hospitalar tende a causar sentimentos de solidão e isolamento.

Diante desse pedido e após avaliação multiprofissional de que esse desejo era possível, a equipe conseguiu organizar um passeio para a paciente ao Parque do Povo, em pleno período do Maior São João do Mundo, que movimenta a cidade de Campina Grande durante mais de 30 dias no mês de junho.

Acompanhada do seu irmão Ysaac Soares e de cinco profissionais da Unidade Hospitalar: psicóloga, residente clínica, enfermeira, assistente social e o motorista da ambulância, Yanka pôde, no último dia 13, estar naquele espaço festivo durante cerca de uma hora e meia e apreciar toda a decoração, o festival de quadrilhas juninas, as barracas, passear e conhecer as atuais instalações do Parque do Povo e do Parque Evaldo Cruz, que está parcialmente revitalizado.

Um momento único, onde ela pôde experimentar e mergulhar naquele ambiente “mágico e acolhedor” nesta época do ano. Apesar de já ter ido ao parque outras vezes, o passeio teve um novo significado neste atual momento da sua vida, destaca Yanka.

Segundo a psicóloga hospitalar do HUAC, Marina Furtado, “O passeio terapêutico até o Parque do Povo teve como objetivo promover bem-estar, alegria a paciente e humanização no cuidado por meio de uma atividade realizada fora do ambiente hospitalar e com todo suporte da equipe multiprofissional do HUAC”.

Arquiteta e urbanista, natural de Assú, no Rio Grande do Norte e moradora de Cacimba de Areia, no Sertão da Paraíba, Yanka Soares teve, durante todo esse período de internação, apoio da mãe, dos irmãos e da equipe do Hospital filiado à rede Ebserh. Com sua melhora clínica, Yanka afirma que tem alguns sonhos para realizar em breve: além da alta hospitalar, ela quer concluir o mestrado e cursar o doutorado.

HUAC

O HUAC integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Completou 73 anos em dezembro de 2023 e conta com diversas especialidades médicas como: Oncologia, Dermatologia, Oftalmologia, Ginecologia, Hematologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Genética clínica, Infectologia, Psiquiatria dentre outras.

(Assessoria de Comunicação da Ebserh - Unidade de Comunicação Regional 5)

Assunto(s): humanização