Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do Festival de Internacional de Música de CG terá Sessão Especial da Câmara Municipal
fimus

Cerimônia vai acontecer na noite de 12 de julho, no Teatro Municipal Severino Cabral, com entrada gratuita

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 09h54
imagem sem descrição.

A abertura do XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus), na noite de 12 de julho, vai contar com uma Sessão Especial da Câmara Municipal em comemoração aos 15 anos do evento. A cerimônia vai acontecer no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 19h, com entrada gratuita.

“Essa sessão coloca em evidência esse lugar da produção acadêmica articulada com a arte e cultura do município. Coloca de forma articulada não só aquilo que é produzido na academia, mas também aquilo que é produzido de modo geral pelas pessoas da nossa cidade. E o Fimus faz justamente isso junto a outros países, outras regiões e coloca Campina em um lugar de extrema relevância”, explicou a vereadora Jô Oliveira, autora da propositura.

A abertura do evento também contará com a realização de concertos, com apresentação da cantata Carmina Burana, de Carl Orff, com a participação da soprano Alzeny Nelo, do barítono Willian Pereira, do Coro do Fimus e da Orquestra Sinfônica da UFPB.

Idealizado pelos professores Carlos Alan Peres e Vladimir Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Fimus teve sua primeira edição em 2010. Em 2016, devido ao sucesso da passagem de alguns artistas de jazz que estiveram no evento, foi criado o Fimus Jazz, como mais uma expansão do festival.

"Ao longo desses quinze anos, o festival tem contribuído para a formação artística de inúmeros estudantes e músicos, além de um trabalho de formação de plateias interessadas em música erudita e popular que frequentam os concertos, cursos e oficinas realizados pelo festival, em Campina Grande e em outras cidades, a exemplo de Patos, Sousa, Remígio, Uiraúna e Pocinhos, onde a programação também tem sido realizada", comemora o professor Vladimir Silva.

Edição 2024

O edição comemorativa de 15 anos do Fimus acontecerá de 12 a 21 de julho com uma programação gratuita de concertos, atividades pedagógicas e ações sociais. A programação será dividida em séries:

Master, com apresentações no Teatro Municipal
Jovens Talentos, com concertos na UFCG e no Mosteiro Santa Clara
Música para Todos, com apresentações em algumas instituições sociais e de saúde da cidade
Músicas do Mundo, com uma programação pensada para a área de eventos do Açude Novo.

O Fimus é uma realização da UFCG, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e da Affins Produções. Este ano os eventos são fomentados pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.

Outras informações podem ser obtidas em www.fimus.art.br e no Instagram @fimuscg.

(Ascom UFCG, com dados da Ascom Fimus)

Assunto(s): fimus