Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Engenheira formada pela UFCG ganha prêmio profissional internacional
Início do conteúdo da página
ieee pels

Engenheira formada pela UFCG ganha prêmio profissional internacional

Nayara Freitas é doutora, mestre e bacharel em Engenharia Elétrica. Premiação é concedida, anualmente, a apenas uma pessoa em todo o mundo

  • Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 11h47
imagem sem descrição.

Uma engenheira formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi a vencedora do Prêmio Jovem Profissional de Serviço Excepcional 2024, concedido recentemente pela Sociedade de Eletrônica de Potência (IEEE PELS - Power Electronics Society). A premiação é concedida, anualmente, a apenas uma pessoa em todo o mundo.

 

Doutora, mestre e bacharel em Engenharia Elétrica pela UFCG, Nayara Freitas é natural de Campina Grande, PB. Atualmente, é engenheira de Desenvolvimento na Siemens Energy, em Erlangen, Alemanha.

 

De acordo com a entidade científica, a carreira de Nayara reflete seu comprometimento com a inovação e liderança em eletrônica de potência. "Sua liderança dentro da IEEE PELS é notável".

 

Ela foi fundadora e presidente do Capítulo Estudantil IEEE PELS/IAS UFCG entre janeiro de 2017 e março de 2018 e presidente de Associação Estudantil (Student Membership Chair) da PELS entre setembro de 2018 e outubro de 2020.

 

IEEE PELS

 

Composta por mais de 13 mil membros em todo o planeta, a IEEE PELS é uma das sociedades técnicas do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE), atuando no desenvolvimento e na inovação em tecnologia de eletrônica de potência. Está sediada em Nova Jersey, nos EUA.

 

Trajetória acadêmica

 

Além de sua atuação no IEEE PELS, a engenheira campinense também exibe uma notável trajetória acadêmica. Durante a graduação, foi membro do grupo Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Elétrica, bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras, estudando durante um ano na Purdue University, nos EUA, e bolsista de Iniciação Científica (IC) do CNPq.

 

Durante o mestrado e o doutorado, foi bolsista do CNPq. Entre dezembro de 2018 e novembro de 2019, realizou Doutorado Sanduíche no Exterior na Virginia Tech, nos EUA, com bolsa do CNPq. Entre abril de 2020 e maio de 2021, foi bolsista de pós-doutorado do CNPq. Atuou ainda no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) em Porto, Portugal.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): ieee pels
Fim do conteúdo da página