Página inicial > Últimas Notícias > Começa nessa sexta o Festival Internacional de Música de Campina Grande
xv fimus

Começa nessa sexta o Festival Internacional de Música de Campina Grande

Abertura vai acontecer no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 19h

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 10h53
imagem sem descrição.

Começam nessa sexta-feira, dia 12, prosseguindo até o dia 21 de julho, as apresentações do XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) e do 8º Fimus Jazz. Este ano, o evento homenageará a musicista Zabé da Loca, que teria completado 100 anos no mês de janeiro.

A solenidade de abertura do festival, que terá início a partir das 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral, vai contar com uma Sessão Especial da Câmara Municipal de Campina Grande em comemoração aos 15 anos do evento.

O ponto alto do primeiro dia do festival será a apresentação da cantata Carmina Burana, de Carl Orff, com a participação da soprano Alzeny Nelo, do barítono Willian Pereira, do Coro do Fimus e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob regência do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretor artístico do Festival, Vladimir Silva.

Confira aqui o programa do concerto de abertura.

Programação

Como nas edições anteriores, o evento receberá artistas e grupos de várias partes do Brasil e do exterior. Ao todo, o festival terá quatro séries de concertos: Master, Jovens Talentos, Música para Todos e Músicas do Mundo. “A ideia é democratizar as ações do Fimus, compartilhando saberes e fazeres com diferentes públicos", afirma Vladimir.

A programação da série Música para Todos começará no dia 16 de julho no Instituto dos Cegos. No dia 17, o Grupo Acorde On vai se apresentar no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Na quinta-feira, 18, o grupo levará música para os moradores do Lar Sagrada Face. Todos os concertos começarão a partir das 9h30min.

A série Músicas do Mundo contará com a participação dos grupos Pife Perfumado, Baião de Três e Regional de Duduta, com apresentações no domingo, dia 21, a partir das 16h, na área de eventos do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo).

Confira aqui a programação completa do evento.

Todos os concertos do Fimus têm entrada gratuita. A reserva de convites deve ser feita na plataforma Sympla.

Cursos

Além das atividades artísticas, o festival também vai ministrar cursos no campo da música instrumental, vocal, regência, composição, produção musical, dentre outras áreas, com professores nacionais e internacionais. São, ao todo, 16 músicos do Brasil, Canadá, EUA e Alemanha.

Confira a lista:

Alba Bomfim, regência orquestral (Brasil)
Fabíola Amorim, viola (Canadá)
Kayami Satomi, violoncelo (Brasil)
Juli Buxbaum, trompa (EUA)
Lauren Schak, piano (EUA)
Kristin Leitterman, oboé (EUA)
Lucia Carpena, flauta doce (Brasil)
Marília Vargas, canto lírico (Brasil)
Mário Trilha, cravo (Brasil)
Matthias Heep, composição (Alemanha-Suíça)
Nairam Simões, trompete (EUA)
Rafael Garbuio, regência coral (EUA)
Ramon no Beat, produção musical (Brasil)
Ross Ahlhorn, trompete (EUA)
Stephanie Hoeckley, flauta transversa (EUA)
Vladimir Rufino, violino (Canadá)

Fimus

Idealizado pelos professores Carlos Alan Peres e Vladimir Silva, da UFCG, o Fimus teve sua primeira edição em 2010. Em 2016, devido ao sucesso da passagem de alguns artistas de jazz que estiveram no evento, foi criado o Fimus Jazz, como mais uma expansão do festival.

"Ao longo desses quinze anos, o festival tem contribuído para a formação artística de inúmeros estudantes e músicos, além de um trabalho de formação de plateias interessadas em música erudita e popular que frequentam os concertos, cursos e oficinas realizados pelo festival, em Campina Grande e em outras cidades, a exemplo de Patos, Sousa, Remígio, Uiraúna e Pocinhos, onde a programação também tem sido realizada", comemora o professor Vladimir Silva.

O Fimus é uma realização da UFCG, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e da Affins Produções. Este ano os eventos são fomentados pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.

Outras informações podem ser obtidas em www.fimus.art.br e no Instagram @fimuscg.

(Ascom UFCG, com dados da assessoria do evento)

Assunto(s): xv fimus