Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de 11 estados participam de cursos do Festival Internacional de Música de CG
xv fimus

São, ao todo, 55 estudantes, que participarão de 16 atividades pedagógicas

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 14h06

O Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) é conhecido por realizar, durante as suas edições, recitais de música contemplando diferentes gêneros. Porém, além da formação de público na cidade, o evento também oferece ações formativas, como cursos destinados a estudantes de música de todo o Brasil.

Este ano estão sendo oferecidos 16 atividades pedagógicas para formação de estudantes de música e instrumentistas, nas áreas de Canto, Composição, Flauta Doce, Flauta Transversal, Oboé, Percussão, Piano, Produção Musical, Regência Coral, Regência Orquestral, Trompa, Trompete, Viola, Violino, Violoncelo e Cravo (instrumento de formato semelhante ao piano de cauda).

Os cursos são gratuitos e os estudantes selecionados residentes em outras cidades receberam bolsas, incluindo hospedagem e alimentação. De acordo com Vladimir Silva, diretor artístico do Fimus, “a ideia é trazer para Campina Grande o maior número de alunos de outras regiões para que eles possam ter esse espaço aqui na cidade durante o festival, conhecer outros professores, enfim, expandir a carreira musical deles de modo geral”. As bolsas disponibilizadas são um fomento do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.

Este ano participam das ações formativas 55 estudantes dos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Brasília, Pernambuco, Bahia, Piauí, Goiás, Alagoas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e do Distrito Federal. Um deles é Ewerton Ravelli, aluno de licenciatura em música na Universidade Metropolitana de Santos (SP) e regência no Conservatório de Tatuí (SP), que soube dos cursos através das redes sociais e é a primeira vez que participa do Fimus. Ewerton se inscreveu no curso de Regência Orquestral.

“Os festivais são momentos de grande partilha de conhecimento, então, são momentos ricos que nós temos oportunidade. A gente nota todo o cuidado com os mínimos detalhes de toda a produção do Festival, de todo o estafe das pessoas que estão envolvidas, do time altamente capacitado de excelentes músicos e professores. Então as expectativas são as melhores possíveis, de aprimorar os conhecimentos que eu já possuo. Tenho certeza de que vai ser uma semana muito rica”, explicou o estudante.

Além dos cursos, os alunos selecionados também participam de ensaios para apresentações que acontecerão durante o XV Festival Internacional de Música e 8º FIMUS Jazz. Os eventos serão realizados entre os dias 12 e 21 de julho.

(Ascom Fimus)

Assunto(s): xv fimus