Página inicial > Últimas Notícias > Queijaria apoiada pela UFCG conquista medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil
peasa

Queijaria apoiada pela UFCG conquista medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil

Capril Encanto da Macambira, localizado na zona rural de São João do Cariri, passa a constar na lista das melhores queijarias do país

• Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2024, 10h20
imagem sem descrição.

Uma queijaria artesanal apoiada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do projeto Roteiro do Queijo Artesanal, conquistou medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil, evento nacional que acontece até domingo, dia 14 de julho, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, SC.

Com o resultado, o Capril Encanto da Macambira, localizado na zona rural do município de São João do Cariri, na Paraíba, passa a constar na lista das melhores queijarias do país.

O Capril Encanto da Macambira também conquistou ouro na classificação individual das amostras de queijos, com o queijo Macambira, e prata, com o queijo tipo Boursin.

Também foram premiados queijos produzidos por outras três queijarias paraibanas atendidas pelo projeto Roteiro do Queijo: Capril Coruja, com os queijos Lua Nova (ouro) e Creme Chèvre (bronze); Capril Nunes, com os queijos Seu Tenezo (Prata) e Dona Dailta (bronze), e Casa do Cariri, com os queijos de Cabra Defumado (prata) e Boursin de Cabra (prata).

Participaram da competição mais de 1.500 queijos artesanais, produzidos em mais de 266 cidades, de 20 estados brasileiros.

"Estamos levando a mala cheia de medalhas. Dos 10 queijos que levamos, oito foram premiados!", comemora o professor Vicente Albuquerque, coordenador do Programa de Estudos e Ações para o Semi-Árido (Peasa) da UFCG, que integra as ações do projeto.

Roteiro do Queijo Artesanal

O projeto Roteiro do Queijo Artesanal visa estruturar as cadeias produtivas artesanais do queijo caprino, na região do Cariri paraibano, e de queijo coalho, no Vale do Jaguaribe, no Ceará, contribuindo para a geração de renda e inclusão produtiva de pequenos e médios agricultores e agricultores familiares. O Cariri da Paraíba é a maior bacia leiteira de caprinos do Brasil.

As ações do projeto incluem diversas etapas, como o mapeamento da produção, pesquisa de saberes e fazeres tradicionais, adequação dos processos de produção com a realização de cursos de Boas Práticas de Fabricação, intercâmbios de conhecimentos, implementação de elementos de comunicação como estratégia de divulgação, bem como a estruturação das unidades de comercialização.

O projeto é resultado de parceria entre a UFCG e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (IACOC).

Assunto(s): peasa