Página inicial > Últimas Notícias > Público lota solenidade de abertura do Festival Internacional de Música de CG
fimus

Público lota solenidade de abertura do Festival Internacional de Música de CG

Grupos EntreCordas e NordesTrio são atrações do Fimus nesta segunda. Programação segue até o dia 21

• Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2024, 10h20
imagem sem descrição.

Diante de uma platéia lotada, foi aberta na noite da última sexta-feira, dia 12, com sessão especial da Câmara Municipal em comemoração aos 15 anos do evento, a programação do XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) e do 8º Fimus Jazz.

A solenidade de abertura, que aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, contou com apresentação do Coro do Fimus e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob regência do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretor artístico do festival, Vladimir Silva, com a participação dos solistas Alzeny Nelo, Willian Pereira, e dos pianistas Regiane Yamaguchi e Eudes Rocha.

Os artistas apresentaram a cantata cênica Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff. A obra de 1937 encantou o público, que aplaudiu os músicos de pé.

"É um festival de altíssima importância pra nossa cultura, pra nossa região, pela dimensão que ele tem, que ele sempre teve, na verdade, desde sua primeira edição", comemorou o reitor Antonio Fernandes, que também saudou os integrantes da Unidade Acadêmica de Música da UFCG por seus 15 anos de atividades.

“O festival oferece para Campina Grande uma oportunidade a mais, não só de apreciar espetáculos como a gente viu hoje, mas também de participar. Tem workshops, tem master classes. Há um envolvimento da comunidade. É um festival que impacta na cidade e a gente celebra”, comentou o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos.

Ednaneide Lopes, dona de casa, reside na cidade e prestigiou o evento pela primeira vez. “Esse tipo de apresentação eu só tinha visto na televisão, aí eu tive vontade de vir e achei a apresentação dessa noite maravilhosa”, relatou.

Quem também gostou foi a jovem Sophia Pessoa, estudante universitária: “Achei a apresentação de hoje muito bonita, remeteu a uma obra clássica. Foi muito bem preparada, muita dedicação por parte dos artistas e foi uma obra muito bem feita”.

Ívis Morais é natural de Recife, mas reside em Campina Grande há 3 anos. O professor de educação física gosta de música clássica e veio prestigiar o Fimus pela primeira vez. “Eu fiquei surpreso com a qualidade do evento e dos músicos”, disse.

Assista aqui, na íntegra, a abertura do Fimus.

Este ano o Fimus comemora o centenário da musicista Zabé da Loca. Para Carlos Alan Peres, diretor geral do evento, celebrar essa data jubilar “é a prova de que o Fimus é um festival solidificado, é um festival estável, cuja filosofia e projeto de trabalho estão dando certo”.

EntreCordas e Nordestrio

A programação do Fimus reserva duas atrações para esta segunda-feira, dia 15. A partir das 16h, no Mosteiro Santa Clara, o grupo EntreCordas vai apresentar o espetáculo Retratos de um povo, "com frevo, maracatu, canções vindas do sertão, das praias, das ruas das cidades, do lindo e rico Nordeste brasileiro", adiantam os violonistas Antony Rafael, Luiz Paulo Santos, Misael Nascimento e Ruti Oliveira, estudantes de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Às 20h, será a vez do NordesTrio fazer sua apresentação no Teatro Municipal, com o espetáculo Música para metais e piano do Nordeste brasileiro e outras paisagens. Composto pelos professores Nairam Simões, Juli Buxbaum e Lauren Clark, da Arkansas State University, nos EUA, o trio dedica-se à criação e execução de obras contemporâneas para uma instrumentação muito distinta: trompete, trompa e piano.

A programação do XV Fimus e do 8º Fimus Jazz segue até o dia 21 de julho. Todos os concertos têm entrada gratuita. A reserva de convites deve ser feita na plataforma Sympla.

Confira aqui a programação completa do evento.

O Fimus é uma realização da UFCG, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e da Affins Produções. Este ano os eventos são fomentados pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.

Outras informações podem ser obtidas em www.fimus.art.br e no Instagram @fimuscg.

(Ascom UFCG, com dados da assessoria do evento)

Assunto(s): fimus