Página inicial > Últimas Notícias > Seminário na UFCG debaterá injustiça hídrica no Brasil
19 DE SETEMBRO

Seminário na UFCG debaterá injustiça hídrica no Brasil

As inscrições serão feitas no dia do evento, no Auditório do Centro de Humanidades (CH)

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 15h33

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediará no dia 19 de setembro o I Seminário Injustiça Hídrica: águas em disputa, que acontecerá a partir das 9h no Auditório do Centro de Humanidades (CH), campus sede. As inscrições serão feitas no dia do evento e darão direito a certificado aos participantes.

Na ocasião, pesquisadores discutirão temas como a injustiça hídrica no Brasil e na Paraíba, além da questão da água relacionada à segurança alimentar, sua mercantilização, circulação da água no Semiárido e o seu acesso na cidade de Guadalajara, México. O evento buscará refletir sobre as relações de poder que envolvem o acesso à água e as possibilidades para diminuir a pobreza hídrica que ainda persiste no Brasil.

O Seminário é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Confira a programação:

09h - Injustiça Hídrica no Brasil (Dra. Ana Paula Fracalanza - Professora da USP, atuando no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental)

09h40min - Água e Segurança Alimentar (Dra. Cimone Rozendo - Professora da UFRN, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente)

10h20min - Injustiça Hídrica na Paraíba e o Mínimo Vital de Água Gratuito (Dr. Flávio José Rocha da Silva - Bolsista de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG)

Coordenador de Mesa (Dr. Roberto de Sousa Miranda - Professor da UFAPE, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFCG e do  Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB)

14h - Processos de Comodificação da Água, Desigualdades Estruturais e Lutas pela Democracia Substantiva (Dr. Jose Esteban de Castro - Professor Visitante do Centro de Estudos Avançados da UFPE e Coordenador da Rede Waterlat-Globalcity)

14h40min - Saneamento do Rio Santiago: Visão 2050, Projeto para Garantir Água na Região Metropolitana de Guadalajara (Dr. Carlos Ignacio González Arruti - Professor da Universidade de Guadalajara, México, e coordenador do Mestrado em Gerenciamento do Governo Local)

15h20min - Dinâmicas de Circulação da Água no Semiárido: uma Alternativa Teórica e Metodológica à Noção de Crise Hídrica (Dr. Luís Henrique Hermínio Cunha - Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG.

Coordenador da Mesa (Dr. Valdênio Freitas Meneses - Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG)

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail flaviojoserocha@gmail.com

Assunto(s): 19 DE SETEMBRO