Seminário na UFCG debaterá injustiça hídrica no Brasil
As inscrições serão feitas no dia do evento, no Auditório do Centro de Humanidades (CH)
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediará no dia 19 de setembro o I Seminário Injustiça Hídrica: águas em disputa, que acontecerá a partir das 9h no Auditório do Centro de Humanidades (CH), campus sede. As inscrições serão feitas no dia do evento e darão direito a certificado aos participantes.
Na ocasião, pesquisadores discutirão temas como a injustiça hídrica no Brasil e na Paraíba, além da questão da água relacionada à segurança alimentar, sua mercantilização, circulação da água no Semiárido e o seu acesso na cidade de Guadalajara, México. O evento buscará refletir sobre as relações de poder que envolvem o acesso à água e as possibilidades para diminuir a pobreza hídrica que ainda persiste no Brasil.
O Seminário é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).
Confira a programação:
09h - Injustiça Hídrica no Brasil (Dra. Ana Paula Fracalanza - Professora da USP, atuando no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental)
09h40min - Água e Segurança Alimentar (Dra. Cimone Rozendo - Professora da UFRN, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente)
10h20min - Injustiça Hídrica na Paraíba e o Mínimo Vital de Água Gratuito (Dr. Flávio José Rocha da Silva - Bolsista de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG)
Coordenador de Mesa (Dr. Roberto de Sousa Miranda - Professor da UFAPE, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFCG e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB)
14h - Processos de Comodificação da Água, Desigualdades Estruturais e Lutas pela Democracia Substantiva (Dr. Jose Esteban de Castro - Professor Visitante do Centro de Estudos Avançados da UFPE e Coordenador da Rede Waterlat-Globalcity)
14h40min - Saneamento do Rio Santiago: Visão 2050, Projeto para Garantir Água na Região Metropolitana de Guadalajara (Dr. Carlos Ignacio González Arruti - Professor da Universidade de Guadalajara, México, e coordenador do Mestrado em Gerenciamento do Governo Local)
15h20min - Dinâmicas de Circulação da Água no Semiárido: uma Alternativa Teórica e Metodológica à Noção de Crise Hídrica (Dr. Luís Henrique Hermínio Cunha - Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG.
Coordenador da Mesa (Dr. Valdênio Freitas Meneses - Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG)
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail flaviojoserocha@gmail.com
(Ascom UFCG)
Redes Sociais