Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG desenvolve projeto para avaliação de modelos de linguagem para a IBM
Início do conteúdo da página
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

UFCG desenvolve projeto para avaliação de modelos de linguagem para a IBM

Estudo irá viabilizar a avaliação da Língua Portuguesa, levando em considerações questões como expressões regionais, gírias, entre outros aspectos

  • Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 16h35

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciaram neste mês de setembro, em colaboração com a IBM - inovadora mundial em tecnologia -, mecanismos de avaliação de modelos LLM específicos para a Língua Portuguesa. LLM são sistemas de Inteligência Artificial, (IA), que compreendem e geram linguagem através do processamento de grandes quantidades de dados, a exemplo do ChatGPT.

 

O projeto, na ordem de R$ 1 milhão, destinado para a implantação de bolsas, contrapartida para a UFCG, taxas administrativas e aquisição de equipamentos, envolve professores da UFCG, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, além de membros do corpo técnico da IBM e de gestão para atuarem no acompanhamento e condução do projeto, que também conta com o financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A pesquisa terá duração de 12 meses.

 

O professor João Arthur Monteiro, do curso de Ciência da Computação, explica que a Língua Portuguesa tem várias particularidades que podem não ser capturadas por métodos clássicos de avaliação de modelos. “Este projeto irá viabilizar a avaliação mais específica para a Língua Portuguesa, levando em considerações questões como expressões regionais, gírias, entre outros aspectos”, destaca.

 

Para ele, o desenvolvimento do projeto é importante em vários aspectos para a instituição e seus membros. “Na perspectiva de formação, o projeto é uma excelente oportunidade para alunos de graduação se especializarem e terem contato com tecnologias de ponta, além de metodologias de desenvolvimento próximas ao estado-da-prática. Do ponto de vista de pesquisa, o projeto está atuando na fronteira do conhecimento em avaliação de modelos de linguagem, o que traz uma excelente perspectivas de resultados de publicação e participação em eventos relevantes da área”, disse, enfatizando que o projeto também tem como resultado central a transferência de tecnologia entre as duas instituições, fortalecendo a UFCG e sua atuação na pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

Este é o terceiro projeto da IBM em parceria com a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação. A empresa tem se tornado uma importante e sólida parceria da UFCG nos últimos anos.

 

(Ascom UFCG)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página