UFCG desenvolve projeto para avaliação de modelos de linguagem para a IBM
Estudo irá viabilizar a avaliação da Língua Portuguesa, levando em considerações questões como expressões regionais, gírias, entre outros aspectos
Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciaram neste mês de setembro, em colaboração com a IBM - inovadora mundial em tecnologia -, mecanismos de avaliação de modelos LLM específicos para a Língua Portuguesa. LLM são sistemas de Inteligência Artificial, (IA), que compreendem e geram linguagem através do processamento de grandes quantidades de dados, a exemplo do ChatGPT.
O projeto, na ordem de R$ 1 milhão, destinado para a implantação de bolsas, contrapartida para a UFCG, taxas administrativas e aquisição de equipamentos, envolve professores da UFCG, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, além de membros do corpo técnico da IBM e de gestão para atuarem no acompanhamento e condução do projeto, que também conta com o financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A pesquisa terá duração de 12 meses.
O professor João Arthur Monteiro, do curso de Ciência da Computação, explica que a Língua Portuguesa tem várias particularidades que podem não ser capturadas por métodos clássicos de avaliação de modelos. “Este projeto irá viabilizar a avaliação mais específica para a Língua Portuguesa, levando em considerações questões como expressões regionais, gírias, entre outros aspectos”, destaca.
Para ele, o desenvolvimento do projeto é importante em vários aspectos para a instituição e seus membros. “Na perspectiva de formação, o projeto é uma excelente oportunidade para alunos de graduação se especializarem e terem contato com tecnologias de ponta, além de metodologias de desenvolvimento próximas ao estado-da-prática. Do ponto de vista de pesquisa, o projeto está atuando na fronteira do conhecimento em avaliação de modelos de linguagem, o que traz uma excelente perspectivas de resultados de publicação e participação em eventos relevantes da área”, disse, enfatizando que o projeto também tem como resultado central a transferência de tecnologia entre as duas instituições, fortalecendo a UFCG e sua atuação na pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Este é o terceiro projeto da IBM em parceria com a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação. A empresa tem se tornado uma importante e sólida parceria da UFCG nos últimos anos.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais