Coro de Câmara de Campina Grande realiza Festival de Ramos em Portugal
Ciclo de concertos acontece nas cidades de Óbidos, Beja, Lisboa e Cascais
O Coro de Câmara de Campina Grande inicia nesta sexta-feira, dia 12, o Festival de Ramos, projeto da instituição VoxLaci que consiste na realização de um ciclo de concertos nas cidades portuguesas de Óbidos, Beja, Lisboa e Cascais. Na oportunidade, o grupo estreará um conjunto de obras para coro a cappella alusivas à Paixão de Cristo.
“A sonoridade de Domingo de Ramos é a de um Nordeste brasileiro, simples e contrito, simbólico e autêntico”, comenta o maestro Vladimir Silva, adiantando que obra é composta em cinco seções, tratadas livremente em termos de forma, e conectadas por cinco décimas sobre o tema, inspiradas nas realizações dos violeiros e repentistas do Nordeste brasileiro e por passagens em Canto Gregoriano herdadas da tradição litúrgica.
O Coro de Câmara de Campina Grande é um grupo ligado ao curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desde sua fundação, em 2010, é regido pelo maestro Vladimir Silva, com quem já se apresentou em vários estados brasileiros, na América do Norte e Europa. Tem se dedicado à interpretação de repertório variado, destacando-se a estreia de obras brasileiras, sobretudo de compositores nordestinos. Na atual excursão, o grupo viaja com 25 cantores e instrumentistas.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais