UFCG lança Cartilha Informativa de Gestão Animal
Documento online está disponível para baixar gratuitamente no site da Seplan
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou nesta segunda-feira, dia 14, a Cartilha Informativa de Gestão Animal, cujo objetivo é assegurar o bem-estar animal na instituição, promovendo o manejo ético e responsável, além de incentivar o equilíbrio entre a comunidade acadêmica e os animais.
O documento também busca controlar a população de cães e gatos, estimular a adoção, conscientizar sobre a importância dos cuidados e inibir o abandono e maus-tratos, com foco na educação.
O material traz informações sobre leis e penas para abandono de animais e maus tratos, números de órgãos para denúncias, orientações sobre alimentação, centros para controle de parasitas e doenças, adoção, a quem procurar em casos de acidentes e mordidas envolvendo animais, etc.
A cartilha atende aos requistos do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2020-2024 da UFCG. “A partir de um diagnóstico geral, percebeu-se a carência nas práticas de controle de animais, sendo recomendado, no eixo de qualidade de vida, o estabelecimento de políticas para lidar com cães e gatos abandonados", explica a servidora Naedja dos Santos, integrante da Comissão de Gestão de Animais da UFCG, criada com a finalidade de definir orientações e diretrizes a serem adotadas.
A elaboração do documento levou cerca de seis meses. Durante esse período, foram realizadas reuniões com os representantes dos diferentes centros da UFCG, garantindo que as questões relevantes sobre gestão animal fossem abordadas de forma colaborativa e abrangente.
Ainda de acordo com Naedja, em linha com os princípios de sustentabilidade da UFCG, a cartilha será disponibilizada apenas em formato digital. “Isso será feito por meio das redes sociais da universidade e estará disponível no site da Seplan”, destacou.
Acesse aqui a cartilha.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais