Debate com os candidatos a reitor e vice da UFCG acontecerá nesta terça
Evento será realizado no auditório do Centro de Eventos Rosa Tânia, a partir das 9h, com transmissão online simultânea
Será realizado nesta terça-feira, dia 19, um debate com os candidatos das chapas concorrentes à indicação aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), quadriênio 2025-2028, cujas candidaturas foram deferidas pela Comissão Coordenadora das Listas Tríplices (CCLT) no último dia 11.
O debate acontecerá no Auditório do Centro de Eventos Rosa Tânia Barbosa de Menezes, a partir das 9h, com transmissão online simultânea pelo canal do Youtube da CCD e pelas redes sociais das entidades representativas da Comissão.
De acordo com a Comissão da Consulta Democrática (CCD), mediadora do debate, o objetivo é proporcionar à comunidade da UFCG a apresentação e defesa das propostas das candidaturas à Reitoria e facilitar um momento de diálogo entre todos os participantes e interessados. A entidade organizadora ainda ressalta que a iniciativa “deverá ser pautada pelo respeito mútuo; respeito à diversidade, à democracia, aos direitos humanos e aos princípios éticos do serviço público; e pela obediência às regras definidas em documento próprio”.
De acordo com o documento, o debate será dividido em seis blocos, obedecendo à seguinte ordem: Apresentação das chapas (1° bloco); Perguntas diretas entre as chapas (2° bloco); Perguntas temáticas (3° bloco); Perguntas da comunidade (4° bloco); Perguntas diretas entre as chapas (5° bloco); e Considerações finais e encerramento (6° e último bloco). O tempo total estimado é de 2h30min.
O documento completo com as regras e dinâmica do debate pode ser encontrado na aba publicações no site da Consulta Democrática.
As chapas participantes são as seguintes:
Chapa 1
Reitor: Antônio Fernandes Filho, Vice-Reitora: Patrícia Hermínio Cunha Feitosa
Chapa 2
Reitora: Maria Angélica Sátyro Gomes Alves, Vice-Reitora: Rosilene Dias Montenegro (Lena)
Chapa 3
Reitor: Camilo Allyson Simões de Farias, Vice-Reitora: Fernanda de Lourdes Almeida Leal.
Votação
O Regulamento da Consulta Democrática para a escolha do Reitorado 2025-2028 estabelece que o voto será paritário e cada segmento terá peso equivalente a 1/3 do colégio de consulta, calculados sobre o número de votos válidos de cada segmento.
A votação ocorrerá no dia 3 de dezembro, das 8h às 22h, de forma online, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleição (SIGEleição), que o votante poderá acessar com seu login e senha utilizado no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UFCG.
A apuração dos votos, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube de uma das entidades representativas, será iniciada imediatamente após o encerramento da votação, processando-se sem interrupção e concluindo-se com a proclamação do resultado.
Após análise dos recursos interpostos (caso haja), o Resultado da Consulta Democrática será divulgado no dia 5 de dezembro.
Segundo turno
O regulamento também prevê a realização de segundo turno, caso nenhuma das chapas obtenha 50% mais 1 dos votos válidos em primeiro turno. Neste caso, a segunda votação acontecerá no dia 10 de dezembro, das 8h às 22h.
Após análise dos recursos interpostos (caso haja), o Resultado da Consulta Democrática do segundo turno será divulgado no dia 12 de dezembro.
Consulta Democrática
A Consulta Democrática terá caráter informal, sendo organizada e executada pelas entidades de representação dos três segmentos da comunidade universitária: o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da UFCG (Sintesuf) e as associações dos docentes universitários de Campina Grande (ADUFCG), Patos (ADUFCG Patos) e Cajazeiras (ADUC).
Conforme decisão do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, em reunião ordinária realizada no dia 27 de agosto, o resultado da Consulta Democrática vai subsidiar a definição das listas tríplices pelos conselheiros no Colegiado Pleno, em reunião extraordinária a ser realizada no dia 13 de dezembro e transmitida pelo canal oficial da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (SODS) no YouTube.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais