Equipe da UFCG vence Maratona de Programação Feminina do IFPB
Formado pelas alunas Kemilli Nicole, Nívea Calébia e Beatriz Meneses, o time resolveu 10 dos 11 problemas propostos
É da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a conquista do primeiro lugar na II Maratona de Programação Feminina do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), realizada no último dia 7 de dezembro, em João Pessoa. O evento reuniu estudantes do Ensino Médio e Superior de toda a Paraíba, com o objetivo de promover a prática da programação competitiva em um ambiente colaborativo e inspirador.
Formado pelas alunas Kemilli Nicole, Nívea Calébia e Beatriz Meneses, do quarto período do curso de Ciência da Computação, o time T1, da UFCG, resolveu 10 dos 11 problemas propostos, desbancando 11 equipes na categoria “Avançado”, voltada a estudantes do Ensino Superior. Os critérios de classificação da competição incluíram o número de problemas resolvidos, o tempo total de submissão e a quantidade de erros cometidos antes das resoluções corretas.
Para a estudante Kemilli Lima, o evento foi uma oportunidade de “fortalecer os laços entre estudantes de diferentes níveis de ensino e instituições, fomentando o crescimento da comunidade feminina em programação competitiva. Além disso, é um diferencial no ambiente profissional, ajudando na maior compreensão dos desafios que podem aparecer ao longo da graduação”.
O resultado da competição é fruto do trabalho desenvolvido no Projeto Olímpico do curso de Ciência da Computação, coordenado pelo professor Rohit Gheyi, orientador da equipe vencedora. Com o objetivo de preparar estudantes para a programação competitiva, por meio de cursos de capacitação em disciplinas básicas na área de Informática, o projeto capacita, anualmente, mais de mil alunos de instituições públicas e privadas de várias cidades da Paraíba.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais