UFCG publica edital da Chamada Regular do SiSU 2025
Prazo para envio da documentação digitalizada para cadastramento dos candidatos classificados será de 27 a 31 de janeiro, via Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos (SIGPS)
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Comissão de Processos Vestibukares (Comprov), publicou, nesta sexta-feira, dia 24, o edital com os procedimentos relativos à Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025. O resultado da Chamada Regular será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no próximo domingo, dia 26.
Na UFCG, foram ofertadas 4.645 vagas em 92 cursos de graduação presenciais, sendo 2.271 vagas para ampla concorrência e 2.374 reservadas pela Lei de Cotas, distribuídas nos sete campi da instituição: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.
Cadastramento e matrícula
Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato selecionado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga.
Os candidatos selecionados na Chamada Regular para cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) a partir das 12h desta terça-feira, dia 28, até às 23h59min do dia 31 de janeiro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos (SIGPS), utilizando a conta gov.br.
Caso seja necessário complementar ou retificar alguma documentação não validada, os candidatos terão a partir das 8h do dia 6 fevereiro até às 23h59min do dia 7 de fevereiro para realizar este procedimento, também através SIGPS.
O candidato que não enviar a documentação no prazo regular, poderá fazê-lo no prazo indicado de retificação, sem que haja qualquer prazo adicional para complementação ou retificação de documentação não validada.
A validação da documentação geral enviada pelos candidatos será feita pelas Coordenações de Curso no período de 27 de janeiro a 5 de fevereiro. Já o cadastramento dos candidatos classificados, será realizado também pelas Coordenações de Curso, porém, no período de 27 de janeiro a 18 de fevereiro. É responsabilidade do candidato verificar, no SIGPS, a situação dos seus documentos após a análise pela Coordenação de Curso.
A relação de documentos para cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Anexo VI do edital.
Comissões de Validação PPI e PCD
Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI) deverão se apresentar perante uma Comissão de Validação, conforme instruções que serão detalhadas em edital de convocação a ser publicado pela Comprov no dia 31 de janeiro.
O candidato que possuir homologação de autodeclaração PPI ou PcD realizada em processo seletivo no ano de 2024, no âmbito da UFCG, poderá apresentá-la em substituição aos documentos que forem exigidos em edital de convocação para esta finalidade.
O não comparecimento ou indeferimento das Comissões de validação PPI ou PcD implicará na eliminação do processo seletivo para acesso aos cursos de graduação da UFCG no referido processo.
Remanejamento
O remanejamento é o procedimento por meio do qual os candidatos cadastrados e melhor classificados no segundo período letivo ocuparão as vagas não preenchidas por candidatos convocados para o primeiro período letivo, de acordo com a modalidade de concorrência.
A divulgação da lista com os candidatos remanejados no Processo Seletivo SiSU 2025 - chamada regular será realizada no sítio eletrônico da Comprov, a partir de 15 de fevereiro.
As vagas abertas no segundo período letivo em razão do remanejamento de alunos serão destinadas à convocação de candidatos integrantes da lista de espera.
O remanejamento é obrigatório, não sendo permitida, em hipótese alguma, a escolha do período letivo de ingresso pelo candidato.
Lista de Espera
O candidato não convocado na Chamada Regular poderá participar da lista de espera, manifestando interesse em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer na edição 2025 do SiSU. Para tanto, deverá acessar o portal do SiSU/MEC e confirmar o interesse na vaga, no período de 26 a 31 de janeiro.
As datas das publicações das chamadas da lista de espera do SiSU 2025 serão definidas em edital a ser publicado pela Comprov.
Matrícula e início das aulas do Período 2025.1
O calendário acadêmico do Período Letivo 2025.1, com a data das matrículas em disciplinas e início das aulas, ainda será publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE). O Período Letivo 2024.2 segue até o dia 17 de maio.
Os ingressantes serão matriculados nas turmas indicadas pela respectiva coordenação do curso no Plano de Matrículas cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
O discente poderá consultar seu plano de matrícula no SIGAA, no qual serão informadas as turmas em que foi matriculado, com seus horários e locais de aula.
Dúvidas
Dúvidas sobre o edital do processo seletivo devem ser tiradas com a Comprov.
Acesse aqui o edital e todas as publicações relativas ao Processo Seletivo SiSU 2025 na UFCG.
(Ascom UFCG)
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