Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HUAC celebra Dia Mundial da Voz com mutirão de laringoscopia
Início do conteúdo da página
16 de abril

HUAC celebra Dia Mundial da Voz com mutirão de laringoscopia

 Ação possibilita diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe 

  • Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 11h15

Com o tema “Afine sua saúde, cuide da sua voz’, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, vai promover um mutirão de laringoscopia nesta terça-feira, 16. A iniciativa marca o Dia Mundial da Voz e a expectativa é que 40 pessoas sejam atendidas. O mutirão do HUAC ocorrerá das 7h às 12h e das 13h às 18h no Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese).

Segundo o chefe da Cirurgia Geral do HUAC, cirurgião Uirá Coury, a ação integra a 21ª Campanha Nacional da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz, e tem como objetivo o diagnóstico precoce de lesões malignas nessa região, especialmente, câncer de laringe ou faringe, além de outros distúrbios.

Até dezembro de 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) era que 6.390 homens e 1.280 mulheres fossem diagnosticadas com câncer de laringe em todo o Brasil, totalizando 7.670 casos. Na Paraíba, a projeção era de 150 casos para homens e 50, mulheres.  Caso seja diagnosticado e tratado previamente, há possibilidade de 90% de cura para esse tipo de câncer.

“A importância desse evento, para além da prevenção e detecção de doenças graves como o câncer de laringe, é que esta será a primeira vez que teremos o exame de videolaringoscopia pelo SUS em nossa cidade”, destacou o cirurgião Uirá Coury.

A videolaringoscopia é um tipo de exame que ainda não faz parte dos procedimentos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Campina Grande, mas será realizada pelo Hospital Universitário em parceria com alguns profissionais da área. Por meio desse exame, é possível visualizar a faringe e a laringe (onde estão as cordas vocais), o que possibilita o diagnóstico precoce de lesões malignas nessa região.

No Dia Mundial da Voz, os especialistas também aproveitam para alertar a população a respeito de alguns sintomas, que indicam a necessidade de procurar um médico: rouquidão persistente por mais de duas semanas; rouquidão associada a outros sintomas (dificuldade para respirar ou engolir); e perda súbita da voz, sem um quadro gripal associado. Se a pessoa fuma, os conselhos anteriores são ainda mais importantes.

(Ascom HUAC/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): 16 de abril
Fim do conteúdo da página