Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HUAC promove evento sobre a importância da vacinação contra a gripe
Início do conteúdo da página
hospital universitário

HUAC promove evento sobre a importância da vacinação contra a gripe

 Evento tem como público-alvo os colaboradores do hospital

  • Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 11h16

“Influenza 2019: Epidemiologia, impacto e vacinas” é o tema de uma sensibilização que ocorrerá no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, sobre a campanha nacional de imunização contra a gripe. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, dia 17, às 10h, no auditório Dr. Everaldo Lopes, tendo como foco o público interno da instituição.  O Dia D de mobilização contra a influenza, quando postos de todo o Brasil estarão abertos, ocorrerá em 4 de maio.

“A ação no HUAC é voltada para todos os colaboradores do hospital, incluindo residentes, professores e estudantes da UFCG”, afirmou Jéssica Diniz, enfermeira do trabalho e uma das organizadoras da programação. Ela explicou que a sensibilização é uma iniciativa conjunta da Gerência Administrativa, por meio do setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), e da Gerência de Ensino e Pesquisa. No Hospital Universitário, a vacinação exclusiva para o público interno ocorrerá entre os dias 24 e 30 de abril, na sala do Sost.

No evento desta quarta-feira, a médica do HUAC Maria do Socorro Martins, que também é presidente do Comitê de Imunizações da Sociedade Paraibana de Pediatria, irá conversar com os colaboradores sobre a importância da imunização contra o vírus da influenza.

“Essa ação social do HUAC tem o objetivo maior de ser exemplo para outras instituições em relação à importância da vacinação, especialmente da imunização contra a influenza. Espero que esse evento também incentive a população e outras entidades a aderir à causa da vacinação, que é muito importante”, comentou a especialista.

Conforme o Ministério da Saúde, os grupos prioritários para a vacinação contra a influenza são: crianças de 6 meses a até menores de 6 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; indivíduos a partir de 60 anos; adolescentes e jovens (12 a 21 anos) sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.  

A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Em função disso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

(Ascom HUAC/UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página