Página inicial > Últimas Notícias > Sobe conceito do curso de Arte e Mídia da UFCG
centro de humanidades

Sobe conceito do curso de Arte e Mídia da UFCG

Avaliação de renovação de reconhecimento é feita periodicamente pelo MEC

• Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h00

O curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) obteve conceito 4 na avaliação de Renovação de Reconhecimento realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC).

Os conceitos vão de 1 a 5 e refletem a qualidade do curso, sendo atribuídas as notas 1 e 2 como conceitos “insatisfatórios”, a nota 3 como conceito “bom” e as notas 4 e 5 considerados “muito bom” e “excelente”.

A visita aconteceu na segunda quinzena de março e faz parte do ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no País, que prevê que os cursos sejam avaliados periodicamente, com base nos seguintes parâmetros: o projeto pedagógico, o corpo docente, a infraestrutura e o devido cumprimento da legislação.

Para o coordenador do curso, Helton Paulino, a mudança de conceito de 3 para 4 reflete o constante esforço na melhoria do ensino, o estímulo às produções artísticas realizadas no âmbito da academia, ocasionando a formação de currículos e portfólios do estudante ainda dentro do curso. Criando oportunidade e impulsionando a inclusão do Diretor de Arte e Mídia no mercado de trabalho, como também na busca pelo fomento à pesquisa que vem resultando em um aumento gradativo de estudantes nos programas da pós-graduação Brasil afora, inclusive, em aprovações em concurso de Instituições de Ensino Superior.

“Destacamos também que em 2018, por meio da participação efetiva de professores, técnicos e estudantes, apoiados por instituições parceiras, o curso promoveu sete eventos artísticos culturais na cidade de Campina Grande. Pautados sob os pilares artísticos estruturais do Curso, como o audiovisual, o teatro, a fotografia e o áudio, somamos mais de 26 dias de programação, bem como 31 oficinas artísticas ofertadas de forma gratuita para a população campinense”, ressalta.

20 anos do Curso

Neste ano de 2019, o curso de Bacharelado em Arte e Mídia da UFCG celebra 20 anos de existência. Criado diante de uma abordagem multimídia, a graduação está erguida sobre quatro pilares de áreas artísticas: fotografia, audiovisual, teatro e áudio, proporcionando ao aluno conhecimentos distintos de vários campos artísticos, apoiando-se em bases estéticas de múltiplas linguagens e de diversos processos criativos e tecnológicos. Além disto, os discentes são estimulados a desenvolver seu potencial perceptivo, intensificando suas produções culturais a fim de prover o âmbito acadêmico, bem como atuar no panorama mercadológico.

A Coordenação do Curso está preparando uma programação especial para a celebração dos 20 anos do curso, que devem acontecer no segundo semestre.

(Ascom UFCG com informações da Coordenação de Arte e Mídia)

Assunto(s): centro de humanidades