Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Festival Internacional de Música de CG terá simpósio sobre José Alberto Kaplan
Início do conteúdo da página
fimus 2025

Festival Internacional de Música de CG terá simpósio sobre José Alberto Kaplan

Músico argentino atuou durante várias décadas na Paraíba

  • Publicado: Sexta, 16 de Mai de 2025, 10h47
imagem sem descrição.

Uma das novidades da programação do XVI Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus 2025) será a realização do simpósio José Alberto Kaplan: 90 anos de legado. O evento acontecerá no dia 13 de julho e tem como objetivo promover uma reflexão crítica e multidisciplinar sobre a trajetória do compositor, pianista, regente e educador argentino José Alberto Kaplan, que atuou durante várias décadas na Paraíba.

 

"Este simpósio vem preencher uma lacuna importante no conjunto das ações já desenvolvidas pelo Fimus, pois, para além das atividades artísticas e formativas, o festival agora também tem uma vertente acadêmica e científica, que será voltada prioritariamente para a música do nosso tempo, povo e lugar", ressaltou Vladimir Silva, diretor do evento.

 

"A inserção deste encontro científico na programação do festival reforça o compromisso do Fimus com a valorização da memória musical e com a promoção do pensamento crítico no campo da música, ampliando, ao mesmo tempo, as ações dos cursos de Música da UFCG, estimulando o desenvolvimento de novos estudos e a criação da pós-graduação no âmbito da Unidade Acadêmica de Música", finalizou.

 

A programação do evento conta com conferências, mesas-redondas e apresentações artísticas em que pesquisadores, ex-alunos e amigos de Kaplan irão debater sobre eixos os centrais do encontro: criação musical, pensamento estético, educação e memória.

 

As inscrições para o Simpósio José Alberto Kaplan, 90 anos de legado, são gratuitas e encontram-se abertas até o dia 30 de junho, por meio de formulário online. Será expedido certificado de participação.

 

Quem foi José Alberto Kaplan

 

Nascido em Rosário, Argentina, em 16 de julho de 1935, Kaplan faleceu em João Pessoa, PB, em 29 de junho de 2009. Pianista, professor, compositor e regente, recebeu diversos prêmios, tendo escrito para variadas formações musicais. Sua porta de entrada no Brasil foi Campina Grande, cidade em que se estabeleceu como professor de piano da Associação Campinense Pró-Arte e onde lecionou entre 1961 e 1964. Posteriormente, mudou-se para João Pessoa para trabalhar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que, à época, oferecia cursos livres de música.

 

Fimus

 

A programação do XVI Fimus e 9° Fimus Jazz acontecerá de 11 a 20 de julho. Este ano, o evento homenageará Chiquinha Gonzaga, musicista, primeira pianista de choro e também primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil.

 

Para mais informações, acompanhe o site https://www.fimus.art.br/ e a rede social do evento https://www.instagram.com/fimuscg.

 

(Ascom UFCG, com dados da Ascom Fimus)

registrado em:
Assunto(s): fimus 2025
Fim do conteúdo da página