Sistema desenvolvido na UFCG vence concurso nacional de tecnologia agrícola 4.0
O SimSilo é um sistema inteligente de monitoramento de silos desenvolvido pelos alunos pesquisadores Gabriel Melo, Gypson Ayres e Matheus Gomes, de Engenharia Agrícola

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu o Concurso Agro 4.0, voltado para seleção de projetos e difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio e promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O SimSilo, sistema inteligente de monitoramentos de silos, venceu na categoria Tecnologias digitais para armazenamento e pós-colheita. O projeto foi desenvolvido pelos alunos pesquisadores Gabriel Melo, Gypson Ayres e Matheus Gomes, do curso de Engenharia Agrícola. Fruto da pesquisa de mestrado de Ayres, o projeto deu início à criação de uma startup.
A proposta foi apresentada por Gypson Ayres e por Matheus de Araújo, no espaço de inovação da Feira AgroBrasília 2025, que foi realizada de 20 a 24 de maio. “Com a vitória, o projeto recebeu um aporte de R$ 150 mil para aprimorarmos nossa pesquisa e projetar ele na região do Distrito Federal", explica Matheus. A solução já vinha sendo testada com bons resultados no Mato Grosso e na Paraíba.
Sobre o SimSilo
O SimSilo tem por objetivo monitorar todo o funcionamento de silos via Internet das Coisas (IoT, da sigla em Inglês), podendo ser acessível via celular ou computador, trazendo para o cliente todas as informações de funcionamento, variáveis ambientais e dos produtos armazenados, proporcionando fidelidade de estoque, diminuindo riscos de acidentes e economia de mão de obra.
Premiação
Em 2023, o projeto venceu a 11ª edição do Programa Campus Mobile na Categoria Smart Farms, promovido pelo Instituto Claro. Além da premiação de R$ 11,7 mil, os vencedores receberam uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais