Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HUAC sedia segunda etapa do Revalida neste final de semana
Início do conteúdo da página
medicina

HUAC sedia segunda etapa do Revalida neste final de semana

Unidade hospitalar é referência nacional na realização do exame, que avalia as competências clínicas de médicos formados no exterior

  • Publicado: Sexta, 18 de Julho de 2025, 11h30
imagem sem descrição.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) vai sediar neste final de semana, dias 19 e 20, a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida 2025/1).

 

A aplicação ocorrerá no Centro de Assistência Especializada em Saúde (Caese) da unidade hospitalar, em Campina Grande, e contará com a participação de 171 candidatos.

 

Ao todo, 440 pessoas estarão envolvidas no processo, entre examinadores, técnicos, operadores de câmera, pacientes simulados e equipes de apoio.

 

Coordenado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e operacionalizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Revalida tem como objetivo avaliar as competências clínicas de médicos formados no exterior que buscam validar seus diplomas para atuação no Brasil.

 

A segunda etapa do exame consiste na relização da prova de habilidades clínicas, composta por tarefas práticas em cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; além de medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para serem aprovados na segunda etapa, os participantes precisam obter, no mínimo, 65,655 pontos de 100.

 

Participam do exame apenas os candidatos aprovados na primeira etapa (prova teórica). Somente após a aprovação nas duas fases é possível a revalidação do diploma do candidato junto a uma universidade parceira revalidadora.

 

Destaque nacional do HUAC

 

O HUAC conquistou o primeiro lugar nacional na aplicação do Revalida em dezembro de 2024. Segundo a representante da organização do Revalida no hospital, Iolanda Guedes, o comprometimento da equipe e a organização de cada etapa têm sido fundamentais para o sucesso do processo.

 

“A excelência na aplicação do Revalida no HUAC é fruto de um esforço coletivo. Cada servidor, aluno e profissional envolvido compreende a importância desse exame para a saúde pública e para a valorização da formação médica”, destacou.

 

O HUAC integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é vinculado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), sendo destaque regional na assistência à saúde desde 1950.

 

(Ascom UFCG, com dados da Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh)

registrado em:
Assunto(s): medicina
Fim do conteúdo da página