Pesquisadores da UFCG criam plataforma para a Sudene com foco no desenvolvimento do Nordeste
O Data Nordeste reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais para auxiliar no planejamento de ações regionais

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) lançou nesta terça-feira, dia 9, a plataforma Data Nordeste, que reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais visando a democratização da informação e inteligência estratégica para governos, empresas e cidadãos.
O Data Nordeste foi desenvolvido com o apoio técnico do Observatório da Caatinga e Desertificação (OCA), projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), que foi parceiro na implementação da estrutura tecnológica, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nele, é possível encontrar indicadores nas áreas da saúde, educação, economia, renda e meio ambiente, incluindo dados sobre o Semiárido, o bioma Caatinga e a área de atuação da Sudene.
“A plataforma foi estruturada para facilitar o acesso a dados estratégicos, permitindo que gestores públicos, a comunidade científica e a sociedade em geral tenham acesso qualificado às informações, o que possibilita diagnósticos rápidos baseados em evidências, auxilia no planejamento regional e no monitoramento e avaliação das ações, funcionando, também, como um instrumento de empoderamento social, ao permitir o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos de forma transparente”, destaca o professor John Cunha, que coordenou o projeto.
Ele ressalta ainda a confiança da Sudene na universidade pública como referência técnica para o desenvolvimento da plataforma. “Isso gera uma contribuição mútua: de um lado, os estudantes da UFCG têm contato com demandas reais de uma instituição estratégica, enriquecendo sua formação; de outro, conseguimos oferecer soluções voltadas diretamente às necessidades da Sudene e da região”, diz.
Além de John Cunha, integraram o desenvolvimento do projeto por parte da UFCG, o professor Thiago Emmanuel, do curso de Ciência da Computação e os alunos Ezequias Bernardo, Rodrigo Cavalcanti e Leila Farias; as doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA), Laisa Costa e Sabrina Oliveira, o pós-doutor Ulisses Alencar, também do PPGECA, e o graduando em Engenharia Civil, Vinícius Pamplona.
A plataforma pode ser acessada no site https://datanordeste.sudene.gov.br
(Ascom UFCG)
Redes Sociais