Exposição de fotografias será aberta sexta-feira na UFCG
Mostra traz imagens de mulheres migrantes latino-americanas captadas pelas lentes do fotógrafo espanhol Curro Medina
Será aberta na próxima sexta-feira, dia 24, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, a exposição Em Carne Viva, que traz imagens de mulheres latino-americanas que migraram para a Espanha e foram captadas pela lente do fotógrafo espanhol Curro Medina.
A mostra faz parte do 35° Sarau de Humanidades (CH) e será aberta às 18h. A exposição, com entrada gratuita, ficará disponível para visitação até 24 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, na Galeria de Arte Professor Antônio Labas, do CH.
Organizada pelo professor de História da UFCG, Iranilson Buriti, a exposição conta com 20 imagens de mulheres da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, México, República Dominicana e Venezuela.
“São retratos que testemunham deslocamentos e recomeços, corpos que carregam em sua pele a inscrição das fronteiras, do tempo e da coragem. Diante dessas imagens, é impossível permanecer indiferente: nelas, a dor e a força se entrelaçam, e a vulnerabilidade se transforma em potência”, explica Buriti.
A exposição objetiva permitir que histórias de outras vidas encontrem ressonância no espectador, uma vez que o ato de migrar é uma experiência que pode tocar em qualquer um de nós.
“É deixar a casa, o idioma, os cheiros e sons familiares; é lançar-se ao desconhecido. Cada deslocamento é também uma travessia de si — um movimento entre o que se perde e o que se reinventa. Essas mulheres, em suas múltiplas travessias, enfrentaram o desapego, a distância, as fronteiras visíveis e invisíveis, mas nelas florescem igualmente a esperança, o sonho e o desejo de futuro. ‘Em Carne Viva’ é, assim, um espaço de reconhecimento: um chamado à consciência, à convivência, à ternura e à coragem de olhar o outro — e a nós mesmos — em carne viva”, ressalta.
Em Carne Viva tem direção de Sandra Olivero Guidobono, diretora do Projeto e professora da Universidad de Sevilla e Curadoria de Crítica e Arte de Onedys Calvo. Conta com apoio de diversas instituições e já passou pela Espanha, Uruguai e no Brasil, além da UFCG, também passará pela Universidade de São Paulo (USP)
(Ascom UFCG)
Redes Sociais