Professora da UFCG é escolhida Personalidade da Tecnologia 2025
Francilene Garcia foi contemplada na categoria Educação. Premiação é concedida Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
Por sua sólida carreira acadêmica e reconhecida atuação na gestão pública e em entidades científicas, a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Francilene Garcia, foi contemplada, em escolha unânime da comissão julgadora, com o Prêmio Personalidade da Tecnologia 2025, concedido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP).
A premiação, criada em 1987, busca homenagear pessoas que representam a excelência em seus setores e têm em comum a dedicação ao desenvolvimento do País e à melhoria das condições de vida da população brasileira.
“Recebo com profunda honra o Prêmio Personalidade da Tecnologia 2025. Esta homenagem, recebida por uma mulher que dedica sua trajetória à ciência e à educação, reafirma a relevância essencial da integração entre educação, ciência, tecnologia e engenharia como base para um Brasil soberano, inovador e socialmente justo", agradeceu a pesquisadora.
“Que esta distinção inspire as jovens mulheres a acreditarem que a liderança feminina na ciência e na tecnologia é um ato de transformação social e de afirmação da democracia", concluiu.
Além de Francilene Garcia, escolhida na categoria Educação, também serão homenageados Arnaldo Calil Pereira Jardim (Energia), Francisco Gomes Neto (Indústria), Marcelo Augusto Boechat Morandi (Meio Ambiente), Paulo Sérgio Amalfi Meca (Mobilidade Urbana) e Ricardo Teixeira (Valorização Profissional).
A cerimônia de Premiação será realizada no dia 11 de dezembro, no auditório do SEESP, em São Paulo, SP.
Trajetória dedicada à CT&I
Graduada, mestra e doutora em Engenharia Elétrica pelo então Campus II da UFPB (atual UFCG), Francilene atua como professora e pesquisadora da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da UFCG desde 1989.
Foi pesquisadora visitante na Tsinghua University, em Pequim, secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Paraíba, já presidiu o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de CT&I (Consecti) e integrou importantes conselhos nacionais, como o CCT, a Finep e o CGI.br.
Também foi diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), sendo atualmente conselheira do CDN/Sebrae e presidente do Scientific Advisory Board (SAB) do Instituto Serrapilheira.
Em reconhecimento à sua contribuição científica, recebeu, em 2018, o título de Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
(Ascom UFCG, com dados do Jornal da Ciência da SBPC)
Redes Sociais