Atleta de projeto da UFCG conquista duas medalhas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Valeska Santos competiu na modalidade de Tênis de Mesa e ganhou uma medalha de bronze e outra de prata
Uma atleta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou duas medalhas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2025, encerradas no último dia 28 de novembro em São Paulo, SP. Valeska Santos competiu na modalidade de Tênis de Mesa e ganhou medalha de bronze na categoria individual e medalha de prata na categoria dupla.
Valeska participa do Programa Olímpico para o Cariri Paraibano (ProlCariri), desenvolvido pela UFCG no município de Sumé, em parceria com a Prefeitura Municipal. O programa realiza ações educacionais e esportivas com estudantes da educação básica da cidade e do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG.
“No primeiro ano em que a modalidade foi inserida no programa, já alcançamos um resultado extraordinário, reforçando a força do esporte inclusivo em nossa região", destaca o professor Bruno Roldão, que coordena o Prolcariri.
As Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. A edição de 2025 teve recorde de atletas, com 2.056 participantes oriundos das 27 unidades federativas brasileiras e idades entre 10 e 18 anos, que disputaram em 15 modalidades: atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3×3, goalball, taekwondo, rúgbi em cadeira de rodas, natação, vôlei sentado, futebol PC (paralisados cerebrais), judô, badminton, tênis de mesa e bocha.
Na classificação geral por estado, São Paulo ficou com o primeiro lugar, somando 725 pontos. A segunda colocação ficou com Minas Gerais (336 pontos), enquanto Santa Catarina (330 pontos) terminou em terceiro lugar. A Paraíba, com 296 pontos, conquistou o quinto lugar.
(Ascom UFCG, com dados da Assessoria do CDSA/UFCG)
Redes Sociais