Evento da UFCG e UEPB discute a fotografia paraibana
Grão Fino será realizada nesta quinta, dia 4, e sexta-feira, dia 5
Nesta quinta, dia 4, e sexta-feira, dia 5, será realizada a 8ª edição da Grão Fino Fotografia, evento promovido pelos cursos de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O tema da edição 2025 é Fotografia na Paraíba. A programação é gratuita, com palestras, debates, oficinas, exposições fotográficas e apresentações de trabalhos acadêmicos.
A abertura oficial acontece a partir das 19h desta quinta, dia 4, no auditório do Centro de Humanidades da UFCG. Haverá um debate sobre Fotografia Autoral, com a participação de Danielly Inô, fotógrafa e professora da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) da UEPB, Gabriel Ferreira, fotógrafo documental, e Wellington Jan, fotógrafo com atuação nas áreas de moda e design.
O Museu de Arte Popular da Paraíba da UEPB, popularmente conhecido como Museu dos Três Pandeiros, receberá a programação noturna no dia 5, a partir das 19h. Haverá o lançamento do livro Suíte Master quarto de empregada, de autoria de José Afonso Junior, fotógrafo, pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seguida, acontecerá o debate sobre Mercado em Fotografia na Paraíba, com os fotógrafos Leydson Jackson, Nayra Bezerra e Rayane Brito.
A programação conta ainda com duas exposições fotográficas. Danielly Inô apresenta a exposição Percursos Poéticos, com uma coletânea de fotografias produzidas em viagens ao redor do mundo, realizadas entre 2017 e 2019. Já o fotógrafo e estudante de Jornalismo da UEPB, João Paulo Lima é o autor da exposição Memória Fotográfica, composta por fotografias que retratam as memórias de idosos da região do Vale do Paraíba. As exposições estão em cartaz desde 28 de novembro na galeria do Centro de Humanidades (CH) da UFCG, no campus Campina Grande, e prossegue até 19 de dezembro.
As inscrições no evento são gratuitas e estão disponíveis para qualquer pessoa da comunidade, sem necessidade de vínculo com as instituições promotoras do evento. Haverá a emissão de certificados. Para se inscrever, basta acessar formulário online. Para mais informações sobre a programação, acesse o perfil do evento nas redes sociais www.instagram.com/graofino.fotografia/ ou o site oficial www.graofinofoto.com.br.
Oficinas
Estão sendo ofertadas três oficinas, realizadas simultaneamente a partir das 14h da sexta-feira, 5 de dezembro. O fotógrafo Welligton Melo vai oferecer a oficina “Só mais uma luz”, sobre iluminação em fotografia. Nayra Bezerra apresentará a oficina “Fotografia documental de parto e família, despertando o olhar e o interesse dos clientes”, e Amanda Rocha ministra o workshop “Como colocar sua personalidade na fotografia”. Todas as oficinas acontecem no curso de Arte e Mídia da UFCG.
Recorde de trabalhos
A edição 2025 registrou o recorde de inscrições de trabalhos acadêmicos. Ao todo, foram aprovados 53 trabalhos divididos entre os três grupos de trabalho do evento: GT-1 Fotografia Documental, GT-2 Fotografia Contemporânea e GT-3 Fotografia e Educação. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, com divulgação prevista para 19 dezembro.
As apresentações serão realizadas em 7 sessões simultâneas que serão realizadas na sexta, dia 5, a partir das 9h da manhã. As sessões acontecem em formato virtual, via Google Meet, com links de acesso divulgados entre os inscritos no evento e no site oficial.
(Assessoria do evento)
Redes Sociais