Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmara dos Deputados concede Medalha do Mérito Legislativo a professora da UFCG
Início do conteúdo da página
Educação Popular

Câmara dos Deputados concede Medalha do Mérito Legislativo a professora da UFCG

Maria do Socorro Silva é docente da Unidade Acadêmica de Educação do Campo, no campus Sumé

  • Publicado: Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 10h37
imagem sem descrição.

A Câmara dos Deputados concedeu à professora Maria do Socorro Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Medalha do Mérito Legislativo 2025, mais alta comenda concedida anualmente pela Casa Legislativa Federal. A solenidade de entrega aconteceu na última quarta-feira, dia 3, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília, DF.

 

Docente da Unidade Acadêmica de Educação do Campo da UFCG, no campus Sumé, Maria do Socorro é uma das pioneiras da educação popular no campo e foi indicada pelo deputado federal Carlos Veras (PT-PE) para receber a comenda em reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto aos movimentos sociais e sindicais na região Nordeste, especialmente voltado à alfabetização de trabalhadores rurais e à formação de dirigentes.

 

Viúva do histórico Manoel Santos e contemporânea da paraibana Margarida Alves, importante líder sindical e defensora dos direitos dos trabalhadores rurais, a educadora consolidou uma das trajetórias mais importantes da Educação do Campo, unindo formação, mobilização social e compromisso com os direitos do povo do campo.

 

Em março de 2023, a professora foi convidada a assumir a função de diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), cargo que ocupa atualmente.

 

Medalha do Mérito Legislativo

 

Criada em 1983, a condecoração homenageia autoridades, personalidades ou instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo e ao Brasil. Neste ano, 36 pessoas e entidades foram homenageadas.

 

"As medalhas concedidas traduzem não apenas o reconhecimento de seus méritos pessoais, mas também a confiança nos órgãos que integram. As indicações resultaram em uma lista de agraciados plural, que inclui nomes que defendem visões de mundo distintas, mas que buscam a democracia, os direitos humanos, a paz, a liberdade, a justiça e o progresso do país", declarou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

 

(Ascom UFCG, com dados da Assimp/CDSA e da Agência Câmara de Notícias)

registrado em:
Assunto(s): Educação Popular
Fim do conteúdo da página