Professora da UFCG participa de conferência no Japão sobre aprimoramento de práticas pedagógicas
Aluska Macedo compartilhou experiências de desenvolvimento em educação realizadas no campus Cuité
Uma professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participou, na semana passada, de uma conferência da Associação Mundial de Estudos de Aula (WALS 2025), realizada em Hiroshima, no Japão, onde educadores e pesquisadores internacionais constroem conhecimento colaborativamente, com base em experiências presenciais de estudo de aulas, com o objetivo de promover o aprimoramento das práticas pedagógicas em todo o mundo.
Aluska Macedo, que leciona na Unidade Acadêmica de Física e Matemática do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, apresentou, juntamente com as professoras Regina Pina, da Universidade de Brasília (UnB), Yuriko Baldin, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Marisa Quaresma, da Universidade de Lisboa, parte das pesquisas realizadas por elas sobre experiências de ensino e aprendizagem.
"O Estudo de Lições (Lesson Study), como ferramenta para o desenvolvimento profissional, é praticado atualmente em diferentes partes do mundo e tem ajudado escolas em todo o planeta a se transformarem em comunidades de aprendizagem", observa a pesquisadora, que destaca que o Estágio Curricular Supervisionado em Matemática da UFCG, realizado no CES, é estruturado em processo de Lesson Study e vem sendo desenvolvido em parceria com a UnB, sob a coordenação da professora Regina Pina, há mais de cinco anos.
"As duas instituições são pioneiras no Brasil em realizar esse tipo de estágio colaborativo em processo de Lesson Study. Essas mudanças têm gerado frutos profissionais tanto para as formadoras quanto para os futuros professores matriculados no ECSM das duas instituições, além dos professores supervisores", pontuou.
(Ascom UFCG, com dados da Assessoria do CES/UFCG)
Redes Sociais