Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG publica Plano de Desenvolvimento Institucional 2026–2030
Início do conteúdo da página
Gestão

UFCG publica Plano de Desenvolvimento Institucional 2026–2030

Documento estabelece diretrizes e metas norteadoras de ações da universidade em todas as suas dimensões

  • Publicado: Quinta, 22 de Janeiro de 2026, 11h22

Está disponível no portal eletrônico da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026–2030. Principal instrumento de orientação estratégica da instituição para o próximo quinquênio, o documento foi aprovado pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário no último dia 24 de dezembro.

 

Definindo diretrizes, objetivos, iniciativas, indicadores e metas que devem nortear o planejamento, a execução e a avaliação das ações institucionais em todas as suas dimensões, o PDI é um documento obrigatório previsto e regulamentado pelo Decreto 9.235/2017 - que dispõe sobre o exercício das instituições de educação superior e dos cursos de graduação e de pós-graduação no Sistema Federal de Ensino.

 

Organizado em eixos estratégicos - a exemplo de ensino, pesquisa e inovação, extensão, assistência estudantil, internacionalização, infraestrutura, acessibilidade e inclusão, gestão de pessoas, governança e gestão institucional -, o Plano se alinha ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

“Mais do que um conjunto de ações, este PDI expressa um projeto institucional. Reafirma a vocação da UFCG e aponta caminhos para qualificar a formação acadêmica, ampliar a pesquisa e a inovação; fortalecer a extensão universitária, modernizar a infraestrutura multicampi, expandir a internacionalização, aprimorar a gestão pública e tornar a universidade cada vez mais plural, inclusiva e sustentável”, destaca o reitor Camilo Farias.

 

O reitor também ressaltou a clareza das metas, as iniciativas estruturantes e a organização estratégica dos eixos que dialogam diretamente com desafios contemporâneos. “Fazendo do PDI uma referência, inspiração e orientação guiando decisões estratégicas e fortalecendo a missão que une toda comunidade acadêmica”, pontuou.

 

Conduzido sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), o Plano é fruto de um processo amplo e estruturado, iniciado em junho de 2023 com a participação ativa de toda a comunidade acadêmica. A iniciativa combinou estudos técnicos, análises institucionais, pesquisas diagnósticas, ambientes interativos de contribuição, oficinas por eixos estratégicos e instâncias formais de validação, assegurando representatividade, coerência técnica e alinhamento às especificidades da UFCG.

 

Para o secretário de Planejamento e Orçamento, Mário Araújo Neto, o PDI “reafirma a missão institucional de produzir e conectar saberes para inovar e transformar realidades, promovendo o desenvolvimento humano e regional, consolidando-se como referência obrigatória para a formulação dos planos, programas, projetos e ações a serem desenvolvidos a partir de 2026, bem como para os processos de monitoramento, avaliação e tomada de decisão no âmbito da UFCG”.

 

O acompanhamento da execução do PDI 2026-2030 da UFCG é realizado por meio da Plataforma ForPDI, assegurando transparência, rastreabilidade das metas e possibilidade de monitoramento contínuo de toda a comunidade acadêmica.

 

O documento completo, com informações sobre as etapas de sua construção, metodologia adotada e materiais de apoio, está disponível na página da Seplan.

 

(Ascom UFCG)

 

 

registrado em:
Assunto(s): Gestão
Fim do conteúdo da página