Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFCG desenvolve projeto de religamento automático de linhas de transmissão após apagões
Início do conteúdo da página
Engenharia Elétrica

Pesquisador da UFCG desenvolve projeto de religamento automático de linhas de transmissão após apagões

Estudo de Karcius Dantas busca identificar estratégias que tornem o sistema elétrico mais seguro e eficiente

  • Publicado: Segunda, 09 de Fevereiro de 2026, 14h49

No último dia 3, um apagão deixou mais de 30 mil imóveis da região central da cidade de São Paulo sem energia por cerca de 24 horas. Em dezembro do ano passado, outro incidente foi ainda mais grave: mais de 4 milhões de pessoas foram impactadas na capital paulista por um apagão que durou vários dias, causando um prejuízo estimado em R$ 2 bilhões.

 

"O restabelecimento da energia após apagões em grandes cidades é uma ação que envolve riscos significativos, principalmente relacionados a surtos de tensão", observa o professor Karcius Dantas, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que decidiu criar um projeto para melhorar a confiabilidade dos sistemas elétricos, desenvolvendo métodos seguros para manobras de religamentos de linhas de transmissão.

 

“De forma geral, o funcionamento do projeto envolve o uso de técnicas de tratamento de sinais, além da modelagem e simulação de sistemas elétricos, permitindo avaliar diferentes cenários de operação e identificar estratégias que tornem o sistema mais seguro e eficiente", explicou o pesquisador.

 

Selecionado para uma bolsa da Fundação Fulbright, Dantas atualmente desenvolve o projeto na Universidade Tecnológica de Michigan (Michigan Tech), nos EUA, em conjunto com o engenheiro Flávio Costa, formado em Engenharia Elétrica pela UFCG e professor na instituição norte-americana.

 

"Além de ser um grande marco para minha carreira, essa aprovação também representa para a UFCG seu fortalecimento como um centro de pesquisa na área de sistemas elétricos de potência, ampliando a visibilidade nacional e internacional para a universidade", destacou Dantas.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): Engenharia Elétrica
Fim do conteúdo da página