Encontro marca início das atividades de extensão na pós-graduação da UFCG
Edital contemplou 11 projetos, que serão desenvolvidos de fevereiro de 2026 a fevereiro de 2028
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 9, no auditório do Centro de Humanidades (CH), um encontro reunindo representantes dos 11 projetos contemplados pelo primeiro edital de apoio a ações de extensão na pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
No encontro, que contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Fernanda Leal, e do coordenador geral de Pós-graduação, Carlos Santos, foram esclarecidas dúvidas e explicados encaminhamentos sobre os projetos, que serão desenvolvidos de fevereiro de 2026 a fevereiro de 2028, com um aporte de recursos no valor de R$ 36 mil.
O edital contemplou programas de diversas áreas de conhecimento e em diversas localidades, dentre eles os projetos do professor Gustavo Sales, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais (PPGSA), do campus Pombal, e da professora Crislene Morais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat), do campus sede.
“O projeto que submeti tem como objetivo fortalecer as instâncias de participação social nos territórios da Borborema e Curimataú paraibano, ajudando no desenvolvimento saudável e sustentável da produção de alimentos”, destacou Gustavo.
“Poder levar essa possibilidade de fazer extensão junto aos alunos da pós-graduação é fundamental, tendo em vista que o nosso papel é fazer ciência para a sociedade. Então, eu acho que fazer pesquisa utilizando tecnologias para resolver problemas sociais é o caminho”, pontuou a professora Crislene, cujo projeto será desenvolvido junto a catadores de materiais recicláveis.
De acordo com a pró-reitora Fernanda Leal, o edital marca uma aproximação das atividades de extensão e pós-graduação. “Estamos construindo, de maneira conjunta, algo novo com essa ação estratégica. Com isso, buscamos induzir esse diálogo, essa aproximação entre a extensão e a pós-graduação, cumprindo o princípio da equidade, contemplando todos os centros de ensino que enviaram projetos”, destacou.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais