Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFCG avançam para a etapa nacional da Huawei ICT Competition
Início do conteúdo da página
tecnologia

Alunos da UFCG avançam para a etapa nacional da Huawei ICT Competition

Competição acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Brasília

  • Publicado: Terça, 10 de Fevereiro de 2026, 16h37

Alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram classificados para a etapa nacional da Huawei ICT Competition 2025/2026 - Innovation Track, uma das maiores competições internacionais voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A etapa nacional acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro, em Brasília.

 

 

A equipe, composta pelos estudantes Jessé Fernandes, Rodrigo Rios e Samuel Rufino é vinculada ao Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica (PET Elétrica 10), sob orientação do professor Jalberth Fernandes.

 

O projeto desenvolvido pela equipe da UFCG propõe um sistema de gêmeo digital aplicado a motores de indução trifásicos, voltado ao monitoramento em tempo real, diagnóstico automático de falhas e suporte à manutenção preditiva por meio de técnicas de deep learning.

 

“ A solução desenvolvida cria uma representação virtual do motor baseada em sinais elétricos já disponíveis nos sistemas industriais, permitindo detectar falhas precocemente, reduzir paradas inesperadas e otimizar estratégias de manutenção”, explica Fernandes.

 

Ele informa ainda que a preparação da equipe começou em 2025 e envolveu estudos avançados em Inteligência Artificial aplicada a sistemas elétricos, modelagem de motores, análise de sinais e desenvolvimento de interfaces de monitoramento industrial.

 

“A expectativa da equipe é que a participação fortaleça a visibilidade da UFCG no cenário internacional de inovação tecnológica e amplie as oportunidades”, destacou.

 

Sobre

 

A Huawei ICT Competition 2025-2026 é voltada para estudantes e professores de universidades desenvolverem habilidades em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e se prepararem para o futuro do mercado de trabalho. A ideia é aproximar universidades do setor produtivo, promovendo o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas da transformação digital e da Indústria 4.0.

 

A final global da competição será realizada no mês de junho, na cidade de Shenzhen, na China.

 

(Ascom /UFCG)

registrado em:
Assunto(s): tecnologia
Fim do conteúdo da página